Início » Bahia » Encruzilhada


Encruzilhada - Bahia



Encruzilhada é um município Brasileiro localizado no estado da Bahia.

Em 1825, o sertanejo Antônio Carlos Cerqueira, vindo provavelmente da região de Condeúba à procura de um local para melhores negócios, estabeleceu-se às margens do rio água preta, instalou-se então uma selaria no cruzamento de estradas do estado de Minas Gerais, para o sul e sudoeste da Bahia, a fim de prover melhor acesso aos produtores de sua fabricação, por esse cruzamento, forçando os boiadeiros e tropeiros, procedentes do estado de Minas Gerais. Esse fato deu origem ao nome de Encruzilhada.

Muito embora localizada em zona pecuária por excelência, evoluia com certa lentidão. Poucos anos depois, em 1891, é inaugurada uma grande casa comercial, sendo seu proprietário o Coronel da Guarda Nacional: João de Paula Moreira, que mais tarde viria a ser intendente municipal. O arraial de Encruzilhada foi elevado á categoria de vila pela Lei Estadual nº 1483, de 17 de junho de 1921, que também criou o município; desmembrando de Vitória da Conquista. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1922. Foi elevada a categoria de Distrito pela Lei Municipal nº 4, aprovada pela Lei Estadual nº 1.708, de 13 de junho de 1924, que mais tarde criou também o distrito de Capinarama. Nas divisões territoriais de 1936 a 1937 e no quadro anexo ao Decreto Lei Estadual que regula o assunto, o município aparece formado pelos distritos de Encruzilhada (sede), Campinas, Macarani e Ribeirão do Salto.

História da cidade de Encruzilhada

No ano de 1885, o sertanejo Antônio Cardoso Cerqueira, vindo da zona de Condeúba, estabeleceu-se às margens do Rio água Preta. Achando o local ideal para suas atividades, instalou uma selaria no cruzamento de estradas que iam em várias direções, inclusive, do Estado de Minas Gerais para o sul e sudoeste da Bahia.

A passagem forçada dos boiadeiros e tropeiros procedentes do Estado de Minas Gerais pelo local, muito contribuiu para maior saída dos produtos de sua fabricação. Outros prédios foram construídos, a partir do ano de 1891, e o lugarejo evoluía lentamente, apesar de localizado em zona pecuária por excelência.

O topônimo originou-se do cruzamento de estradas, comumente chamado de encruzilhada, onde surgiu a povoação.

Gentílico: encruzilhadense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Encruzilhada, pela Lei Estadual nº 1483, de 17-06-1921, desmembrado de Conquista. Sede no antigo Distrito de Encruzilhada. Constituído do distrito sede e de dois distritos: Encruzilhada e Campinas (ex-Arraial de Cachimbo), ambos desmembrados de Conquista. Instalado em 01-01-1922.

Pela Lei Estadual nº 2000, de 25-07-1927, foi criado o Distrito de Maracani e anexado ao Município de Encruzilhada.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de quatro distritos: Encruzilhada, Campinas, Maracani e Ribeirão do Salto.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo Decreto-lei Estadual nº 12978, de 01-06-1944, o Município de Encruzilhada perdeu sua autonomia, transferindo a sede municipal para a Vila de Maracani, passando o território de Encruzilhada a figurar como simples Distrito de Maracani.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o Distrito de Encruzilhada figura no Município de Maracani.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Encruzilhada, pela Lei Estadual nº 511, de 12-12-1952, desmembrado de Maracani. Sede no antigo Distrito de Encruzilhada. Constituído de dois distritos: Encruzilhada e Campinarana, ambos desmembrados de Maracani. Instalado em 07-04-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de dois distritos: Maracani e Campinarana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual nº 4036, de 14-05-1982, foi criado o Distrito de Ribeirão do Largo (ex-povoado) e anexado ao Município de Encruzilhada

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de três distritos: Encruzilhada, Campinarana e Ribeirão do Largo.

Pela Lei Estadual nº 4850, de 03-03-1989, os distritos de Ribeirão do Largo e Nova Brasília, criado com território do extinto Distrito de Campinarana para constituir o novo Município de Ribeirão do Largo, foram desmembrados do Município de Encruzilhada.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE; Wikipédia

Autor do Histórico: NILO ANTôNIO MONTEIRO DE MENDONçA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Encruzilhada: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Encruzilhada? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: