Início » Amapá » Cutias


Cutias - Amapá



Cutias do Araguary é um município no sudeste do Estado do Amapá. A população estimada em 2003 era de 3774 habitantes e a área é de 2115 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1,78 hab/km².

Seus limites são Tartarugalzinho e Amapá a norte, Macapá a sudeste e Ferreira Gomes a oeste.

O município de Cutias do Araguari foi criado pela Lei n.º 0006, de maio de 1992.

O Município de Cutias foi criado pela Lei no 0006, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 163 km Cidade de Macapá. Com um distrito: Cutias. Atualmente sua área mede 2.127,6 Km2 . Limita-se com os municípios: Tartarugalzinho, Amapá, Ferreira Gomes e Macapá.

Quem nasce em Cutias é cutiense (gentílico).

Histórico: Alguns moradores mais antigos dizem que no lugar em outras épocas tinha em grande quantidade caças de todas as espécies, e uma delas era a cutia, provavelmente a origem do nome do povoado.

Uma outra versão diz, que quando dos primeiros moradores desse lugar, existia uma embarcação indígena denominada Cutia, talvez em referência a essa espécie de caça a cutia, que em tempos atrás, como dizem alguns antigos, existia em abundância.

Possui farta floresta, com madeiras de lei: maçaranduba, pracuuba e andiroba. Em sua fauna existe grande variedade de animais silvestres, como a paca, o tatu, a cutia, a capivara (em grande quantidade), e outros.

Economia: Na economia o município é totalmente agrícola (Setor Primário), faz criação do gado bovino e o bubalino (principal atividade), o suíno e na cultura da mandioca (famosa farinha do pacuí), banana, milho, etc. No município o destaque fica por conta da pesca do pirarucu, que é muito semelhante ao bacalhau, tanto pelo sabor quanto pelo tamanho, o qual vem gerando divisas, por já está sendo exportado.

Embora o município seja rico em argila, no Setor Secundário não dispõe de uma representação, no entanto, já possuiu uma usina de industrialização de leite e derivados (já desativado), não deslanchando por falta de fomento, além de algumas serrarias.

No Setor Terciário algumas pequenas mercearias, botequins e boate.

Atração Turística: A principal atração turística pode ser observada no Rio Araguari, passando em frente à cidade, que são os choques formidáveis (provocando um estrondo constante, escutado a quilômetros de distância) da pororoca. Verdadeira luta entre a resistência da água doce (do Rio Araguari) e a força da água salgada (do Oceano Atlântico).

A pororoca é um fenômeno que se dá nesse rio, por ocasião das enchentes, quando do encontro da água salgada (do Oceano Atlântico) com a água doce (do Rio Araguari).

Eventos Culturais: A festa da padroeira do local Nossa Senhora Rainha da Paz, no dia 18 de julho. O Festival do Pirarucu (no final de julho e início de agosto); festival do Leite (no mês de dezembro). Além do Baile da Rainha das Flores, em maio.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cutias: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cutias? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Djaine Fernandes soares's avatarDjaine Fernandes soares

    Ola gostaria de saber se o nome do município cutias do Araguari-AP mudou de nome?eu naci ai mais hoje moro em palmas-TO e estou com problemas para tirar um documento pq não localizam minha naturalidade q e cutias do Araguari-AP gostaria de saber o CEP do município de cutias?

    #1 – 01/11/2016 - 02:33

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: