Início » Tocantins » Tocantínia


Tocantínia - Tocantins



Tocantínia faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 09º33′49" sul e a uma longitude 48º22′36" oeste, estando a uma altitude de 202 metros. A população avaliada em 2004 era de 5 872 habitantes. A cidade de Tocantínia forma uma conurbação com o município vizinho de Miracema do Tocantins.

Em 2012, a Câmara Municipal de Tocantínia aprovou e o Prefeito Municipal sancionou uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente, idioma oficial do Município junto com o português.

História da cidade de Tocantínia-TO

Não se tem conhecimento exato da data em que se iniciou o povoado que deu origem à cidade de Tocantínia, mas é opinião geral em que se pode fixa este acontecimento num dos anos anteriores a 1860.

O capuchinhio italiano, Frei Antônio de Ganges, Fundou naquela época uma catequesepara os índios Cherentes no local próximo à fazenda do Capitão Sebastião Lopes de Almeid, à margem direita do rio Tocantins ea uns cinco quilômetro, aproximadamente, acima da barra do ribeirão Piabanha. Consta ter sido o capitão forçado pelos índios a abandonar sua residência, em virtude de não concordar com as providências do padre,que era as de arregimentar pessoas, a fim de construi sua casa e uma capela. Conhecimentonão não se tem completo a respeito do desenvolvimento do incipiente povoado e mesmo do futuro distrito, que recebeu o nome de Piabanha, por existir próximo ao local do ribeirão Piabanha, muito rico em peixes com este nome.

Sabe-se entretanto, que pouco evoluiu o povoado e após o falecimento do Frei Antonio de Gangas, em 1900, entrou em decadência.

Em 1911, entretanto Piabanha já era sede do distrito, fazendoparte do minucípio de Pedro Afonso.

O distritop teve algum progresso no período áureo do garimpo de ouro e diamante exisrentes no local hoje denominado Lajeado. Isto nos anos de 1936 e 1937, aproximadamente. Recebeu o nome de Tocantínia em 20de janeiro de 1936, e foi elevado à categoria de Município, pela Lei n.º 798, de 07-10-53, sendo instalado solenemente em 1º de janeiro do ano seguinte, passando a constituir-se Têrmo Judiciário da Comarca de Pedro Afonso. Em 01-02-55 foi empossado o primeiro prefeito constitucional, Tarquínio Sardinha

GENTíLICO: Tocantiniense

ASPECTOS GEOGRáFICOS

O município está localizado na região central do Estado do Tocantins próximo a capital Palmas. Suas terras são banhadas pelos rios Tocantins, a oeste e do Sono, a leste. Outro pequeno córregos, afluentes desses cursos de águas, também banham o território municipal. Limita ao norte com Pedro Afonso; ao sul, com Porto Nacional; a leste com Lizarda; e a oeste com Miracema do Tocantins. As coordenadas geográficas da sede municipal são: 9° 35′ de latitude Sul e 48° 24′ de longitude W.Gr., aproximadamente.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística IBGE

Autor do Histórico: MáXIMO LEVI LEITE GOMES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.601,603: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.832: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 339: matrículas
Número de unidades locais: 69: unidades
Pessoal ocupado total: 488: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.798,36: reais
População residente : 6.736: pessoas
População residente - Homens: 3.476: pessoas
População residente - Mulheres: 3.260: pessoas
População residente alfabetizada: 4.507: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.485: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.281: pessoas
População residente, religião espírita: 18: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.618: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 659,50: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.645,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 72,86: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 320,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,589:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Tocantínia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Tocantínia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: