Início » Tocantins » Dois Irmãos do Tocantins


Dois Irmãos do Tocantins - Tocantins



Dois Irmãos do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 09º15′30" sul e a uma longitude 49º03′52" oeste, estando a uma altitude de 241 metros.

Dois Irmãos do Tocantins

Localização: região Oeste

História da cidade de Dois Irmão do Tocantins

Sabe-se que desde 1925, o Sr. Pedro Montelo possuía uma fazenda a que deu o nome de Dois Irmaõs, em virtude da existência, nas suas proximidades, de dois morros paralelos e semelhantes, como se fossem irmão gêmeos.

A descoberta de cristal-de-rocha naquela região, provocou uma verdadeira corrida para o local, de pesoas de várias cidades circunvizinhas, em sua maioria, ou mesmo de localidades mais longínquas, iniciando-se, assim, a formação de pequeno povoado, sendo considerado seu fundador, o Sr. João Ferreira, então residente na região.

A riqueza que era encontrada com relativa facilidade em seu subsolo, transformou rapidamente o ritmo de vida da região, proporcionando ao local um inusitado crescimento, no período que vai de outubro de 1942 a agosto de 1943.

Havia, então, nas imediações do garimpo, três povoações equidistantes e localizadas, por assim dizer, nos vértices de um triângulo equilátero. Elas receberam as denominações de Pedro Afonso, Santa Maria do Araguaia e Bela Vist,a justamente porque a maior parte de seus habitantes eram oriundo dessas cidades.

Entretanto, todo este progresso estava fadado a desaparecer de uma hora para outra. Na manhã de 7 de setembro de 1943, o povoado sofreu o impacto de um incêndio devorador, provocado, segundo dizem, por indivíduo vingativo, e em tão grandes proporções que devastou totalmente a povoação, restando apenas escombros, embora não tenha havido vítimas. Desanimados com a catástrofe sofrida, os seus moradores abandonaram o local.

Cinco ano mais tarde, em maio de 1948, os garimpeiros Antonio Miranda, Herminio Sotero, Pedro Ribeiro do Carmo e Ribamar Pereira, além de outros, reiniciaram a abertura das antigas catas, movidos pela perspectiva de encontrar novas minas do ambicioso cristal-de-rocha. A tentativa não foi totalmente infrutífera, e duas povoações surgiram com os nomes de Cachimbo e Canudo, que formaram parte do garimpo de Dois Irmãos, cujos nomes se originaram dos brejos que margeavam suas terras.

Com a descoberta, em julho de 1951, do monchão da Grota Rica, recebeu o garimpo o seu último lampejo de prosperidade, proporcionado pelo cobiçado minério.

Com a queda da produção do minério, no ano sequinte, os moradores, já ligados à terra, não quiseram mais se ausentar e voltaram seus interesses para a agricultura, o comércio e, principalmente a pecuária.

Por iniciativa do comerciante Petrônio Lima Arbués, no início do ano de 1952, foi instalada uma escola estadual, no povoado, tendo como professor, Coraci Coelho Bezerra.

A abertura de várias ruas na parte alta da cidade, e também a construçãos da Rodovia Estadual GO-370, em 1966/1967, proporcionaram algum progresso à sede municipal e ao interior do município.

A entrada de pessoas oriundas do sul do Estado, de 1970 em diante, adquirindo terras rurais, também foi motivo de desenvolvimento do município, pois colaborou para o aumento da produção.

Gentílico: doisirmaoenses

Formação Administrativa

Dois Irmãos foi elevado à categoria de Distrito pela Lei Estadual nº 58, de 10 de abril de 1956. Sua instalação ocorreu no dia 24 de junho de 1956.

Sete anos após a instalação do Distrito, foi sancionada a lei Estadual nº 4.550, de 03 de setembro de 1963, que concedeu autonomia municipal a Dois Irmãos. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1964.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: Celio Costa Lacerda

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 3.757,036: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.030: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 215: matrículas
Número de unidades locais: 72: unidades
Pessoal ocupado total: 288: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.595,87: reais
População residente : 7.161: pessoas
População residente - Homens: 3.958: pessoas
População residente - Mulheres: 3.203: pessoas
População residente alfabetizada: 5.369: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.760: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.132: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 976: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 727,19: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.153,56: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 127,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 266,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,583:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Dois Irmãos do Tocantins: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Dois Irmãos do Tocantins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: