Início » Rio Grande do Sul » Vespasiano Corrêa


Vespasiano Corrêa - Rio Grande do Sul



Vespasiano Corrêa faz parte do estado do Rio Grande do Sul. A cidade é conhecida por ser a cidade-natal do técnico e ex-jogador de futebol Renato Gaúcho.

Foi colonizado por imigrantes italianos e polacos, conserva suas tradições gastronômicas onde a massa, o galeto e a polenta são lembrados nos jantares festivos e eventos comunitários. O churrasco herdado do costume dos gaúchos é bastante comum nos eventos promovidos pelas capelas do interior.

Encontra-se a uma latitude 29º04′03" sul e a uma longitude 51º51′33" oeste, estando a uma altitude de 518 metros. A população avaliada em 2004 era de 2 180 habitantes.

História da cidade de O nome do município é uma homenagem ao engenheiro e Intendente "Dr. Vespasiano Côrrea", que realizou grandes trabalhos pela comunidade local. Vespasiano foi chefe da comissão de terras e colonização, com sede em Guaporé e 1º Intendente daquele município. Era filho de José Corrêa e Maria Carolina Corrêa, nasceu em 1871 e teve três irmãos. Formou-se em engenharia no Rio de Janeiro e casou-se com Serafina Corrêa na cidade de Rio Grande. A partir de 1892, Vespasiano Corrêa chefiou a Comissão de terras e colonização, por ser uma pessoa de confiança de Borges de Medeiros.

A colonização de Vespasiano Corrêa iniciou-se em 1888, tendo sido praticamente a última região colonizada por imigrantes vindos diretamente da Itália, ou através das colônias italianas de Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Veranópolis, além das famílias de origem francesa e polonesa.

No Ofício nº 992 de 1896, o Dr. Borges de Medeiros, que referiu-se a localidade de Vespasiano Corrêa, à denominava de Nova Esperança. Pertencia, na época, ao município de Lajeado.

Em 25 de janeiro de 1896, o Subentende de Encantado, Juliem Laseux, em ofício dirigido ao Delegado de Polícia de Lajeado, designava a localidade de "Picada Boa Esperança".

Nenhuma dessas denominações prevaleceu, pois o povoado fornou-se sob o topônimo de "Esperança", até 1907, quando foi criado o 4º distrito de Guaporé. O designativo de "Dr." também não vigorou. Permaneceu, unicamente, "Vespasiano Corrêa" até a presente data.

Mesmo com a denominação oficial de "Vespasiano Corrêa", o topônimo "Esperança", por força do hábito, continuou, e raro ainda ouve-se a antiga denominação.

CARACTERíSTICAS

Gentílico: Vespasianense

População: 1.973 habitantes (Censo 2007)

Área do Município: 114 km

Lei de Criação: Lei Estadual nº 10.663/95, de 28 de dezembro de 1995.

Data de Criação: 28 de dezembro de 1995.

Data de Instalação: 1º de janeiro de 1997.

Município de Origem: Muçum/RS

Altitude Média: 519 metros

Distância da Capital: 170 km

Vias de Acesso: Rodovia RS 129

- Aspectos Físicos

Localizado às margens da RS-129, o município é caracterizado pelo existência de depressões, onde a natureza ainda esta intacta, lá existem cascatas, vales profundos, matas nativas ainda habitadas por aves e animais silvestres.

- Cultura

O município foi colonizado por imigrantes italianos e polacos, conserva suas tradições gastronômicas. A massa, o galeto e a polenta são lembrados nos jantares festivos e eventos comunitários.

Existem vários pontos turísticos, além das belezas naturais do relevo. às margens do Rio Guaporé, passa a Ferrovia do Trigo, onde encontram-se vários túneis e o Viaduto 13, com 509 metros de extensão e 143 metros de altura, o maior da América Latina e o segundo mais alto do mundo. A Cascata Rasga Diabo possui uma queda d′água de 135 metros, onde o acesso só é possível através de caminhadas.

O acesso do município é acompanhado de plátanos e hortências, que dão ao local um requinte de beleza e de harmonia.

Destaca-se também a Expovespa, feira onde os vespasianenses expõem seu artesanato, produtos coloniais, gastronomia típica e também ocorrem espetáculos e atrações regionais.

Fonte: IBGE PREFEITURA MUNICIPAL FAMURS WIKIPEDIA

Autor do Histórico: JONES DOMINGO BIANCHETTI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 113,886: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 180: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 46: matrículas
Número de unidades locais: 103: unidades
Pessoal ocupado total: 401: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 28.023,80: reais
População residente : 1.974: pessoas
População residente - Homens: 1.024: pessoas
População residente - Mulheres: 950: pessoas
População residente alfabetizada: 1.759: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 373: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.948: pessoas
População residente, religião espírita: 2: pessoas
População residente, religião evangélicas: 24: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.891,14: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.615,90: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 710,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 850,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,723:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vespasiano Corrêa: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Vespasiano Corrêa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: