Início » Rio Grande do Sul » Passo do Sobrado


Passo do Sobrado - Rio Grande do Sul



Passo do Sobrado faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A existência de Passo do Sobrado data de aproximadamente dois séculos. Nesse período, colonizado por portugueses que partiam de Rio Pardo para povoar a região, a região era conhecida por Couto (lugar seguro, refúgio) e servia como ponto de descanso para os tropeiros que ali pernoitavam.

Ao passar dos anos, inúmeras famílias germânicas, imigrantes que se instalaram primeiramente em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires; portuguesas e descendentes de escravos se instalaram no que seria o futuro município, antes 2° distrito de Rio Pardo. Essas etnias, que se dedicaram à produção de alimentos para a subsistência formam hoje a maioria dos residentes no município. Na época para conseguir se desanexar de Rio Pardo,a população se uniu e começou a luta pela emancipação.Havia aqueles que eram contra o separamento,mas a maioria apoiava.Foram criadas comissões emancipatórias,e no dia 10 de novembro de 1991 foi votado o plebiscito onde o sim venceu por 88% dos votos,a consolidação da emancipação veio através da lei nº 9545 de 20 de março de 1992 assinada pelo atual governador Alceu Collares.

História da cidade de asso do Sobrado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 29º44′53" sul e a uma longitude 52º16′29" oeste, estando a uma altitude de 109 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.680 habitantes. Possui uma área de 280,78 km.

O município existe há quase um século , conta-se que o nome Passo do Sobrado originou-se de uma passagem existente no arroio que está localizado na entrada da cidade, perto do qual havia uma casa de madeira de dois pisos, conhecida por sobrado. As pessoas da época, principalmente carroceiros e tropeiros, conheciam esta passagem por Passo do Sobrado. Na década de trinta o nome de Passo do Sobrado foi mudado para Flores da Cunha, motivado por interesses polítivos da época. A população não aceitou e começou uma campanha para que a localidade voltasse ao nome de origem. A colonização de Passo do Sobrado se deu com predominância dos imigrantes alemães e outros vindos de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. O local se desenvolveu com o trabalho na base da exploração de pequenas propriedades e utilização de recursos existentes nas proximidades. Atualmente, a atividade principal no município, continua sendo a agricultura, centralizada no cultivo de fumo para a indústria.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: SOLON WAGNER DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 265,108: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 666: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 202: matrículas
Número de unidades locais: 313: unidades
Pessoal ocupado total: 1.101: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.085,33: reais
População residente : 6.011: pessoas
População residente - Homens: 2.996: pessoas
População residente - Mulheres: 3.015: pessoas
População residente alfabetizada: 5.300: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.264: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.541: pessoas
População residente, religião espírita: 9: pessoas
População residente, religião evangélicas: 412: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.797,22: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 3.069,51: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 753,75: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,698:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Passo do Sobrado: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Passo do Sobrado? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: