Início » Rio Grande do Sul » Paraíso do Sul


Paraíso do Sul - Rio Grande do Sul



Paraíso do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul. O município de Paraíso do Sul encontra-se na Região Central do estado do Rio Grande do Sul e possui uma área de 342,448km² e posição geográfica estabelecida entre os paralelos 29°3331 e 29°5105 de latitude sul e entre os meridianos 53°0202 e 53°1331 de longitude oeste. Sendo que a cidade de Paraíso do Sul encontra-se na interseção do paralelo 29°4400 de latitude sul e o meridiano 53°1100 de longitude oeste e estando a uma altitude de 34 metros acima do nível do mar.

No que diz respeito à ocupação humana, segundo Wilian Werlang na obra "História da Colônia Santo Ângelo", na região onde hoje se localiza o município de Paraíso do Sul, foram encontrados sítios arqueológicos, com pelo menos 8 mil anos de existência, havendo vestígios da presença de indígenas das tradições: Humaitá, Vieira e Tupi Guarani, pois a extensa várzea do Rio Jacuí sempre atraiu populações, devido a riqueza de suas águas e matas que propiciavam a pesca e a caça, Outro motivo para a atração exercida por estas várzeas foi a fertilidade do solo, que possibilitou a prática da agricultura. Além disso, o rio também servia de estrada para pequenas embarcações. No período das cheias, os índios migravam para as áreas mais elevadas, retornando nos períodos de secas.

Ainda segundo este autor, os índios da tradição Humaitá viviam em grupos e alimentavam-se da caça, da pesca e da coleta. Confeccionavam utensílios de pedra, que serviam para cortar e retalhar animais ou ainda para escavar o solo com o objetivo de extrair raízes. O ambiente quente e úmido, não permitiu que fossem encontrados vestígios de habitações dessa tradição.

História da cidade de Paraíso do Sul

Antes da chegada de imigrantes alemães, já habitavam a região pessoas de origem portuguesa, africana e indígena, que chegaram a Cachoeira do Sul no final do século XVII e início do século XVIII

Quando chegaram os primeiros imigrantes alemães em 1857, que ancoraram às margens do Rio Jacuí, na localidade na época denominada de Colônia Santo ongelo, onde está localizado um monumento em homenagem aos primeiros imigrantes, foram convidados a conhecer o galpão do imigrante, que estaria sendo construído pelo governo brasileiro para que os mesmos ficassem abrigados, quando retornaram para a embarcação com propósito de não ficar, pois o galpão, como combinado, não estava pronto, tiveram a primeira e grande decepção, somente estavam às margens do rio seus pertences.

Aborrecidos procuraram subir os morros e, ao subir o primeiro morro e passar para o outro lado, avistaram um lugar muito lindo, plano, verde, ao qual disseram em idioma alemão: das wirklem aim paradies - um verdadeiro paraíso.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rincão da Porta, pela Lei Municipal n.º 1.017, de 03-12-1963, subordinado ao município de Cachoeira de Sul.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito permanece no município de Cachoeira do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paraíso do Sul, pela Lei Estadual n.º 8.622, de 12-05-1988, desmembrado de Cachoeira do Sul. Sede no antigo distrito de Rincão da Porta do município de Cachoeira do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de -1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 337,842: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 698: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 199: matrículas
Número de unidades locais: 184: unidades
Pessoal ocupado total: 690: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 16.783,78: reais
População residente : 7.336: pessoas
População residente - Homens: 3.694: pessoas
População residente - Mulheres: 3.642: pessoas
População residente alfabetizada: 6.339: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.346: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.421: pessoas
População residente, religião espírita: 21: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.808: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.708,86: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.757,83: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 513,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,676:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Paraíso do Sul: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Paraíso do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: