Início » Rio Grande do Sul » Coronel Bicaco


Coronel Bicaco - Rio Grande do Sul



Coronel Bicaco faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Os primeiros moradores que se instalaram no local em que hoje é Coronel Bicaco, o fizeram por volta de 1724, na costa do Guarita, hoje em dia chamado Distrito de Campo Santo. Sua primeira denominação foi Faxinal do Guarita.

O vilarejo de Faxinal do Guarita (atual Vila Diniz) foi povoado entre os anos de 1866 e 1868, e pertencia ao município de Palmeira das Missões. Em 1944, a cidade de Três Passos foi criada, e o lugarejo passou a ser distrito deste município. Em 1957 recebeu a denominação de Coronel Bicaco, enquanto a região de Campo Santo fazia parte do município de Palmeira das Missões. Depois, passou a ser distrito de Santo Augusto, a partir da emancipação deste em 1959, mas Campo Santo continuava a pertencer a Palmeira das Missões.

História da cidade de Coronel Bicaco Rio Grande do Sul - RS

Contar a história de nosso Município é viver a evolução do Rio Grande do Sul,que passou por diversas fases de divisão Territorial com o surgimento dos municípios. Já fomos parte do território dos Municípios de Rio Pardo,Cruz Alta, Palmeira das Missões,Três Passos, Santo Augusto e finalmente nos tornamos Município.

O primeiro núcleo de povoação surge por volta de 1724, no Rincão da Guarita, hoje Distrito de Campo Santo, junto com o surgimento de Palmeira das Missões e a exploração da erva-mate. Mais tarde, por volta de 1866 a 1868, surge mais um núcleo: o do Faxinal da Guarita.

Faxinal da Guarita foi a primeira denominação da atual sede do hoje município de Coronel Bicaco. Povoado fundado pelos colonizadores entre os anos 1866 e 1868, inicialmente o vilarejo Faxinal da Guarita, pertencia ao município de Palmeira das Missões, fazendo parte do 4º Distrito, que tinha como sede O Rincão da Guarita, ( atual Campo Santo), passando a Distrito em 1918. Em 1944, com a emancipação de Três Passos, passa a ser distrito deste município e em 1957 é denominado Coronel Bicaco, enquanto o região de Campo Santo fazia parte do município de Palmeira das Missões. Depois passa a ser distrito de Santo Augusto a partir da emancipação deste em 1959, mas Campo Santo continuava a pertencer a Palmeira das Missões. O Movimento Emancipatório, aconteceu em 1963, envolvendo parte do território de Palmeira das Missões e Santo Augusto. Sua emancipação ocorreu pela Lei nº 4.649, de 18 de dezembro de 1963, mas sua instalação só foi realizada em 14 de abril de 1964.

O nome Coronel Bicaco foi dado em homenagem a um dos primeiros colonizadores, senhor Ramão Luciano de Souza, procedente de San Xavier, República da Argentina. O Município de Coronel Bicaco. encontra-se ao Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, integrando a Região Celeiro do Estado, microrregião homogênea de Ijuí de onde fica a 100 km de distância. Possui uma extensão territorial de 492,12 km, distante 429 km da capital -Porto Alegre, tendo uma população de 7.706 habitantes e com uma renda per capta de R$ 190,95; a base da economia é a agricultura e a pecuária, destacando-se a indústria da ervamate. O comércio está em desenvolvimento lento, mas com perspectivas de avanço, ainda possui uma dependência secundária dos municípios vizinhos de Santo Augusto, Três Passos, Ijuí e Palmeira das Missões .

O Município limita-se ao Norte com os municípios de Braga e Redentora, ao Sul com

o município de Santo Augusto, ao Oeste com os municípios de Campo Novo e Santo Augusto e ao Leste com os municípios de Dois Irmãos das Missões e Palmeira das Missões. Coronel Bicaco tem a Erva-Mate como árvore símbolo do município, foi decretado como Capital Nacional da Erva-Mate desde a realização da primeira FENAMATE (Feira Nacional da Erva-Mate) em setembro de 1982, por ocasião dos festejos e comemorações tradicionais da Semana Farroupilha, quando o então governador do Estado, senhor José Augusto Amaral de Souza, decretou a Erva-Mate (Ilex paraguariensis) como árvore símbolo também do Estado do Rio Grande do Sul.

Gentílico: bicaquense Formação Administrativa

.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 492,124: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 888: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 147: matrículas
Número de unidades locais: 173: unidades
Pessoal ocupado total: 842: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 29.090,03: reais
População residente : 7.748: pessoas
População residente - Homens: 3.802: pessoas
População residente - Mulheres: 3.946: pessoas
População residente alfabetizada: 6.469: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.018: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.053: pessoas
População residente, religião espírita: 18: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.544: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.418,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.549,04: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 340,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 490,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,665:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Coronel Bicaco: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Coronel Bicaco? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: