Início » Paraná » São José das Palmeiras


São José das Palmeiras - Paraná



São José das Palmeiras faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 4.102 habitantes.

Sua região foi durante longo tempo percorrida pelos antigos ervateiros e com a formação da colonizadora Maripá na área da Fazenda Britânia, em 1946, a área de São José das Palmeiras passou a fazer parte do projeto. Pela lei 7.159, de 17 de junho de 1979, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, e em 17 de agosto de 1980, através da lei estadual nº 875, foi criado o município de São José das Palmeiras, com território desmembrado de Santa Helena. A instalação ocorreu em 1° de janeiro de 1986.

O município conta com um posto central de saúde que oferce atendimento médico, acompanhamento de pacientes e também dispensação de medicamentos. Sua economia está baseada no setor primário, e também na prestação de serviços. Sendo esse último aproveitado pelas indútrias vizinhas, como a Pratti-donaduzzi, BR-foods e Copagril.

História da cidade de São José das Palmeiras

São José, teve seu início no final da década de 60 (sessenta), sendo que os primeiros colonizadores que aqui chegaram, vieram da região norte do estado e de outros estados da federação, sendo que a cultura do café estava em seu auge na ocasião, e as terras desta região apresentavam-se propícia a instalação desta cultura devido aos baixos preços das terras e a sua alta fertilidade, houve também interesse pela cultura de hortelã, mas com geada em 1975 que quase dizimou a cultura do café e houve uma escalada na erradicação desta cultura, e sendo os colonizadores a maioria de origem do norte do país, os quais tem uma grande identificação com a cultura do algodão, o que levou a região novamente quase que totalmente para a monocultura do algodão, e outro ponto favorável a isto foi a alta produtividade conseguida com esta cultura e a sobra de mão de obra da época pois estavam praticamente saindo da monocultura do café, que era uma grande empregadora de mão de obra, esta tendência persistiu até recentemente, sendo que área de cultura do algodão nunca ocupou área inferior a 50% da área total do município.

Nesta década o que tem se observado é uma crescente mudança na estrutura fundiária do município de São José das Palmeiras, devido a sua topográfia bastante acentuada e os baixos preços das terras, está levando a formação de grandes áreas de pastagem a qual já está levando a formação de grande áreas de pastagem a qual já está atingido quase 50% da área total do município e o que pode ser verificado é uma difícil reversão desta tendência, já que com o baixo uso de tecnologia o que é característico da maioria dos pequenos produtores, deixou o mesmo em situação bastante difícil, pois as terras perderam a fertilidade e já não produzem como antes, e os mesmos não possuem recursos para reverterem isto, o que deixa aos mesmos uma única opção, vender as suas pequenas propriedades e procurar novas fronteiras agrícolas.

O que nos leva a perspectivas de que brevemente a área agricultável do município deve ficar em torno de 25% da área total, sendo o restante ocupado por área destinada a pastagens.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São José, pela lei estadual nº 7159, de 17-06- 1979, com terras desmembradas do distrito de São Clemente, subordinado ao município de Santa Helena.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José das Palmeiras, pela lei estadual nº 8075, de 17-08-1980, desmembrado do município de Santa Helena. Sede no atual distrito de São José das Palmeiras (ex-povoado de São José). Constituído do distrito sede. Instado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São José para São José das Palmeiras, alterado pela lei estadual nº 8075, de 17-08-1980.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 182,419: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 543: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 139: matrículas
Número de unidades locais: 101: unidades
Pessoal ocupado total: 480: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 16.014,94: reais
População residente : 3.830: pessoas
População residente - Homens: 1.926: pessoas
População residente - Mulheres: 1.904: pessoas
População residente alfabetizada: 3.133: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.099: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.043: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 643: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.722,98: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.829,94: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 453,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 455,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,713:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São José das Palmeiras: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São José das Palmeiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: