Início » Paraná » Mandaguari


Mandaguari - Paraná



Mandaguari é uma cidade localizada no norte central do estado do Paraná. É uma cidade de porte médio que se encontra em pleno desenvolvimento. Destaca-se principalmente pela sua geração de emprego, seja na indústria ou no campo. A cidade tem o melhor café do Brasil.

De acordo com o IBGE Mandaguari tem 32669 habitantes.

Av. Amazonas em 1951

História da cidade de MANDAGUARI PARANá Monografia - nº 216 Ano: 1959

ASPECTOS HistóricoS

APRECIáVEL surto de progresso atingiu o Estado do Paraná nos últimos decênios, principalmente nas zonas do norte e oeste, para onde se deslocaram consideráveis contingentes humanos em busca das terras roxas propícias à lavoura, sobretudo de café. Essa penetração de colonos fez-se por etapas e foram surgindo, em determinados períodos, inúmeros núcleos populacionais, que rapidamente se desenvolveram.

A CIA. de Terras do Norte do Paraná (atual CIA. de Melhoramentos Norte do Paraná), através, de um plano de loteamento, procurou disciplinar o povoamento, estabelecendo em Londrina o centro de irradiação de seus negócios.

O geógrafo Nilo Bernardes, em estudo que realizou, assim se refere à expansão do povoamento nas zonas florestais do Norte do Estado: "A fronteira do povoamento, que até então pouco se afastava da borda ocidental dos Campos Gerais, por volta de 1860 começou a mover-se para oeste. A princípio lentamente, como que a vencer a inércia em que se achava, e depois ora mais ora menos rapidamente, conforme o local e as circunstâncias, o avanço desta fronteira acelerou-se de tal modo a partir de 1900 que bastou mais meio século para quase alcançar as barracas do rio Paraná".

Há cerca de 22 anos surgiram as bases do atual Mandaguari, e para isso muito contribuiu o prolongamento da estrada de rodagem que vinha pelo espigão divisor formado entre os rios Tibagi e Ivaí começou como vila, em 1937, sendo-lhe dado o nome de Vitória e, mais tarde, Lovat, em homenagem a Lord Lovat, um dos antigos diretores da CIA. de Terras.

O esforço dos colonos a fertilidade da terra, que o progresso da região traria, em poucos anos transformaram o povoado em próspero município.

Formação Administrativa

Mandaguari assim pode ser resumida: em 1937, como Vila de Lovat, era subordinada administrativamente a Londrina; em 30 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei no. 199, foi elevada a distrito judiciário (já com o nome atual), passando a integrar o Município de Apucarana e recebendo parte do território do distrito de Caviúna; a Lei estadual nº.2, de 10 de outubro de 1947, elevou-o à categoria de Município, constituído pelos distritos de Mandaguari (sede), Marialva, Maringá e Paranavaí. Esses três últimos, por força da Lei estadual 790, de 14 de novembro de 1951, desligaram-se de Mandaguari, elevados que foram à condição de Municípios, o que reduziu a constituição da Comuna somente ao distrito-sede. Assim permanece por ocasião da divisão territorial fixada em 31 de dezembro de 1958.

Mandaguari é sede de Comarca de 3ª Entrância.

Durante a segunda guerra, as cidades que tinham o nome de origem alemã foram substituídas. Por acharem que Lovat era de origem germânica, o patrimônio de Lovat teve o nome alterado para Patrimônio Mandaguari.

O nome Mandaguari tem origem indígena, que designava uma espécie de abelha existente na região e que ainda leva esse nome (da família dos Melipônidas).

Mas a atribuição desse nome, deveu-se, provavelmente originado do nome do ribeirão que delimitava com Jandaia do Sul.

Atualmente denominado de Barbacena, constava nos mapas de 1939 com o nome de Mandaguaí, retificado posteriormente para Mandaguari.

Em 1944, os novos mapas do Departamento de Geografia, Terras e Colonização de Curitiba, trazia o nome de ribeirão Barbacena no lugar do ribeirão Mandaguari.

Gentílico: Mandaguariense.

Alterado em: 12/09/2008.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 335,814: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 12: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.041: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.526: matrículas
Número de unidades locais: 1.416: unidades
Pessoal ocupado total: 12.739: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 33.721,69: reais
População residente : 32.658: pessoas
População residente - Homens: 16.035: pessoas
População residente - Mulheres: 16.623: pessoas
População residente alfabetizada: 28.585: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 9.456: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 21.697: pessoas
População residente, religião espírita: 95: pessoas
População residente, religião evangélicas: 9.153: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.754,23: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.306,80: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 503,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 566,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,751:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Mandaguari: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Mandaguari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: