Início » Paraná » Lupionópolis


Lupionópolis - Paraná



Lupionópolis é um município do Estado do Paraná. Encontra-se no Extremo norte do estado, sua população estimada no censo de 2006 era de 4.753 Hab. Lúpionópolis por estar localizado no Extremo norte do Estado e por causa da sua baixa Altitude predominase um Clima SubTropical, onde os Verões são quentes e os Invernos frios raramente enfrentando geadas; no inverno de 1975, a cidade também enfrentou a "Geada Negra" na madrugada de 19 de Julho de 1975, toda a região Norte do Estado enfrentou temperaturas a baixo de 0°C estimase que em Lupionópolis o termometros marcaram -4,5°C . Lupionópolis pertence junto a mais 21 municípios da microregião de Astorga.

A cidade de Luponópolis tem como marco inicial de sua história a cessão de uma gleba de terras requeridas pela Empresa Imobiliária “ANIS ABBUDI & CIA LTDA”, a qual imediatamente mediu e demarcaram a área em lotes, datas sítios formando assim o patrimônio de um plano preestabelecido de colonização e povoamento.

No dia 27 de janeiro de 1951, através da Lei Estadual n° 613 foi criado o Município de Lupionópolis, cujo nome de origem em homenagem ao então Governador do Estado do Paraná, Senhor MOYSÉS LUPION. A 14 de dezembro de 1952, procedeu a instalação oficial do Município, sendo o primeiro prefeito municipal o Sr. Ibraim Abbud Neto, bem como empossados os demais membros da Câmara de Vereadores.

História da cidade de Lupionópolis Paraná - PR

A Empresa Imobiliária Aniz Abud & Cia. Ltda requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná a concessão de uma gleba de terras, denominada Gleba Zacarias de Goes, situada na região, onde atualmente se localiza o Município de Lupionópolis.

Aquela empresa, depois de medir e demarcar os perímetros urbano e rural, mandou construir às suas expensas cerca de 30 por cento das casas do povoado, vendendo-as, juntamente com os lotes, com facilidades de pagamento, aos interessados em se estabelecer na localidade, dando início, assim, a formação do Povoado de Lupionópois.

A venda de terras, tanto na zona urbana quanto na rural, fora incrementada, e a população de Lupionópolis cresceu com rapidez. Dedicando-se às atividades agrícolas, os moradores do novo Patrimônio encontraram, principalmente na cultura do café, o seu mais importante fator de progresso e de riqueza, de tal forma que, em pouco tempo, o patrimônio era elevado diretamente a município.

Assim, em 1951, foi criado o Município de Lupionópolis, pela Lei nº 613 de 27/01/1951,com território desmembrado do de Jaguapitã, permanecendo com a mesma denominação em homenagem ao então Governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion.

Gentílico: lupionopolense ou lupionopolitano

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lupionópolis, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado do distrito de Centenário do Sul, no município de Jaguapitã. Sede no povoado de Lupionópolis. Constituído de 2 distritos: Lupionópolis e Cafeara. Instalado em 14-12-1952.

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembra do município de Lupionópolis o distrito de Cafeara. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 5066, de 09-04-1965, é criado o distrito de Mairá e anexado ao município de Lupionópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Lupionópolis e Mairá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 121,066: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 683: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 210: matrículas
Número de unidades locais: 145: unidades
Pessoal ocupado total: 798: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 14.373,81: reais
População residente : 4.592: pessoas
População residente - Homens: 2.261: pessoas
População residente - Mulheres: 2.331: pessoas
População residente alfabetizada: 3.863: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.287: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.424: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 945: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.838,30: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.942,24: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 400,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 483,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,710:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Lupionópolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Lupionópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: