Início » Paraná » Carambeí


Carambeí - Paraná



Carambeí faz parte do estado do Paraná.

O nome Carambeí significa "rio das tartarugas" e é a junção de carambé (carumbé) que significa tartaruga e y que significa rio na língua guarani.

Até o princípio do século XX, sua história se confunde com as histórias de Castro e de Ponta Grossa. Sua posição estratégica, bem no meio do antigo Caminho das Tropas, permitiu que Carambeí se desenvolvesse como um grande pólo produtor de laticínios e pudesse comercializar sua produção.

História da cidade de Carambeí em 1713, era uma fazenda que começava no rio Iapó e se estendia até o rio Pitangui. Com uma casa sede, entre Ponta Grossa e Castro. Por má administração de seu proprietário, José Goes, a fazenda acabou indo a leilão, e dessa época a meados de 1854, ela foi arrendada por diversas vezes, até que foi permutada por outra fazenda, pelos descendentes de Francisca Teixeira de Azevedo, a Sinhara do Carambeí.

Foi a Brazil Railway Company que adquiriu a fazenda. Essa companhia fez planos de colonização para a área, pretendendo conseguir carga para os seus comboios, afinal, acabara de construir uma linha férrea, que cortava a fazenda.

Basicamente, era entregue ao colono um lote de terra, uma casa, uma canga de bois e três vacas leiteras, as quais poderiam ser em número maior, de acordo com a capacidade na sustentação do gado. A companhia fornecia também sementes e adubos para a primeira semeação. A própria comprava toda a produção.

Em 1905 alistadores do governo brasileiro percorriam a Europa á procura de imigrantes.

Os primeiros holandeses foram enviados para uma povoação perto de Irati. A maioria acabou retornando para a Holanda. Os que ficaram procuraram outro lugar para se instalar. Leonardo Verschoor, seu irmão e Jan Vriesman mudaran-se para o loteamento aberto pela Brazil Railway Company entre Castro e Ponta Grossa , no local Chamado Carambeí, nome que vem do Guarani, que quer dizer tartaruga no rio. Assinaram contrato em 04 de abril de 1911, data que marca o início do Vilarejo Carambehy.

Em seguida Jan Verschoorvai para Holanda trazer novos imigrantes, que chegaram a Carambeí em 11 de dezembro de 1911.

A partir de 1916, a firma De Geus & Cia fabricava seu próprio queijo. Coube a esses pioneiros uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção do Brasil em 1925, com sete sócios, produzindo manteiga e queijo formava-se a Sociedade Cooperativa Hollandesa de Laticínios.

Em 1941 a cooperativa mudou sua razão social para Cooperativa mista Batavo Ltda. E em 1 de março de 1954 surgiu a Cooperativa de Laticínios do Paraná Ltda.

Ainda nos anos 50 um colono deixou de registrar um terreno, com a intenção de vender em lotes, para a construção de casas, surgindo a Vila Nova Holanda.

Após isso surgiram novas vilas: Vila Boqueirão, Vila Vriesman, Vila A.F.C.B. e Jardim Brasília. E finalmente em 1994 o Jardim Novo Horizonte.

Fonte: Carambeí 75 anos, de Hendrik Adrianus Kooy

Autor do Histórico: ORLANDO SERGIO RIZENTAL DA LUZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 649,679: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.578: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 728: matrículas
Número de unidades locais: 788: unidades
Pessoal ocupado total: 9.029: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 59.104,72: reais
População residente : 19.163: pessoas
População residente - Homens: 9.702: pessoas
População residente - Mulheres: 9.461: pessoas
População residente alfabetizada: 16.355: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.859: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.757: pessoas
População residente, religião espírita: 34: pessoas
População residente, religião evangélicas: 5.789: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 3.602,70: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.048,31: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 433,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,728:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Carambeí: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Carambeí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: