Início » Piauí » Eliseu Martins


Eliseu Martins - Piauí



Eliseu Martins faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 08º05′48" sul e a uma longitude 43º39′49" oeste, estando a uma altitude de 258 metros. A população avaliada em 2004 era de 3 994 habitantes.

Eliseu Martins foi criado em 30 de junho de 1957 e foi emancipado do município de Jerumenha e instalado em 20 de outubro do mesmo ano. O povoado que se chamava Furquia teve sua origem graças à feira do bagaço, que reunia um grande número de pessoas durante os sábados. Depois, esse povoado passou a se chamar Jacaré.

O projeto de emancipação do povoado foi de Luis de Sousa Brito, o “Curica”, onde se estabelecia que o município chamar-se-ia Paraíso do Piauí em homenagem à lagoa existente na sede do município. Aprovado em Jerumenha, o projeto foi levado para apreciação da Assembleia Legislativa em Teresina, onde permaneceu engavetado por um ano, devido a entraves burocráticos, até que o médico Sebastião Martins de Araújo Costa, então prefeito da cidade de Floriano e candidato a deputado federal prometeu auxílio ao andamento do projeto. No entanto, para homenagear um parente próximo, nascido na região, sugeriu a mudança do nome da cidade para Eliseu Martins.

História da cidade de Eliseu Martins Piauí - Pi

A fazenda Forquilha implantada por volta do ano de 1880, pelo senhor Teodoro Dias, no interior do município de Jerumenha, deu origem à cidade de Eliseu Martins. Aos poucos foram chegando outros moradores que, apropriando-se das terras devolutas situadas em redor da fazenda, instalaram-se com fazendas de gado e atividades agrícolas, formando um núcleo populacional, destacando-se entre seus pimeiros moradores, além do pioneiro Teodoro Dias os pecuaristas: Agesislau Martins da Rocha, Angelo Felipe Neri, Antônio Fernandes da Silva, Areolino PereiraPraça, ongelo Pereira da Cruz, Roberto Dias da Silva e Antônio Martins.

Somente a partir do ano de 1932, com a criação da Feira do Bagaço, que notabilizou-se em toda a região, a povoação entrou um ritmo de progresso bem mais acentuado, em que pese a grande estiagem que na época castigava todo o Estado.

A feira foi um marco importante no processo de crescimento da povoação. A partir da sua criação, muitas famílias para ali se dirigiram, formando um povoado progressista, com a denominação de Jacaré.

O povoado adquirira uma estrutura sólida, que já lhe permitia pensar na sua emancipação política. Dessarte, os principais líderes da localidade se organizaram e em conjunto fizeram a reinvindicação que foi concretizada. O povoado Jacaré foi elevado à categoria de município pela lei estadual n 1.542, de 30 de julho de 1957, tendo sido instalado no dia 20 de outubro de 1957, com o nome de Eliseu Martins, em homenagem ao ex-senador e filho da terra, Dr. Eliseu de Sousa Martins.

Gentílico: eliseu-martinino ou eliseu-martisino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Eliseu Martins, pela lei estadual n 1.542, de 30-07-1957, desmembrado de Jurumenha. Sede no atual distrito de Eliseu Martins.Costituído do distrito sede.Instalado em 20-10-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.090,450: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 709: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 140: matrículas
Número de unidades locais: 77: unidades
Pessoal ocupado total: 363: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.247,85: reais
População residente : 4.665: pessoas
População residente - Homens: 2.402: pessoas
População residente - Mulheres: 2.263: pessoas
População residente alfabetizada: 3.434: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.684: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.861: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 498: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 627,89: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.458,84: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 127,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 270,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,595:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Eliseu Martins: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Eliseu Martins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: