Início » Paraíba » Zabelê


Zabelê - Paraíba



Zabelê é uma cidade no estado da Paraíba, localizado na microrregião do Cariri Ocidental. De acordo com o IBGE, no ano 2010 sua população foi estimada em 2.075 habitantes. A área territorial é de 109km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Zabelê entrou na história do estado no dia 2 de outubro de 1837, quando o Pe. José Gomes Pequeno, vigário da então freguesia Nossa Sra. dos Milagres de São João do Cariri, batizou dois rapazes em terras da então "Fazenda de Zabelê". Dali em diante houve mais batismos, a cada vez que padres passavam por essa fazenda. Contudo, visitas regulares de religiosos começaram somente a partir de 1938, quando surgiu um pequeno povoado naquela fazenda. O nome Zabelê, se deu devido ao fato de haver nessas terras muitas árvores de juazeiros, e no mês de maio seus frutos desprendiam-se das árvores e já no chão serviam de alimento para aves típicas da região, denominadas zabelê, atualmente em extinção. Tais aves gostam muito de andar no chão e voam pouco, além de preferirem lugares úmidos e dormir em arbustos não muito altos.

História da cidade de Zabelê Paraíba - PB

Zabelê entrou na história no dia 02 de outubro de 1837, quando o Pe. José Gomes Pequeno, vigário da então freguesia Nossa Sra. dos Milagres de São João do Cariri, batizava dois rapazes na fazenda de Zabelê. Dali em diante houve mais batismos, a cada vez que um padre passava por essa fazenda. Visitas regulares de um religioso, começaram somente a partir de 1938, quando começava a surgir um pequeno povoado naquela fazenda.

O nome ZABELê, se deu devido o fato de haver nestas terras muitas árvores de juazeiros cheios de furinhos, que no mês de maio soltavam-se da árvore e no chão servia de alimento para um pássaro típico da região, chamado Zabelê. Atualmente este tipo de ave está em extinção, e são pássaros que gostam muito de andar com os pés no chão, e voar pouco. Além de gostarem muito de andar com os pés no chão, e voar pouco. Além de gostarem de muita água e dormir em arbustos não muito altos. E foi guiado pela experiência de sobrevivência destes pássaros, que em 1800, os primeiros habitantesdestas terras começaram a escrever a história do povoado de ZABELê.

O perfil dos primeiros habitantes destas terras era de pessoas foragidas da justiça, a exemplo do Sr. João José da Silva, de Santa Clara, que era foragido de Garanhuns, por ter cometido um homicídio. Os foragidos das lei acorriam para cá, pois se tratava de uma região deserta e coberta de enormes juazeiros.

Em 1855, um surto de Cólera assola o Estado, e a comunidade de Zabelê contabilizou muitos mortos, que eram enterradas em Santa Clara. Pois lá havia um cemitério destinado aos mortos de cólera. Segundo histórias do povo, não dava tempo para esperar atendimento médico, e ao menor sinal de falecimentos de pessoas era enterradas. Certo dia em meio a uma forte chuva, não concluíram o sepultamento de mais uma vítima de cólera, e deixaram a sepultura aberta com o corpo, que após ser molhado pela chuva, restabeleceu suas forças e levantou-se de sua sepultura, pois ainda não tinha morão tinha morrido de fato.

Gentílico: zabeleense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Zabelê, pela lei estadual nº 2776, de 16-01-1962, subordinado ao município de São Sebastião do Umbuzeiro.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Zabelê, figura no município de São João Sebastião do Umbuzeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Zabelê, pela lei estadual nº 5919, de 29-04-1994, desmembrado de São Sebastião do Umbuzeiro. Sede no antigo distrito Zabelê. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 109,394: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 425: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 83: matrículas
Número de unidades locais: 14: unidades
Pessoal ocupado total: 132: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.773,58: reais
População residente : 2.075: pessoas
População residente - Homens: 1.051: pessoas
População residente - Mulheres: 1.024: pessoas
População residente alfabetizada: 1.517: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 679: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.848: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 192: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 893,75: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 840,11: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 250,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,623:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Zabelê: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Zabelê? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: