Início » Mato Grosso » Ribeirão Cascalheira


Ribeirão Cascalheira - Mato Grosso



Ribeirão Cascalheira faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 12º56′30" sul e a uma longitude 51º49′27" oeste, estando a uma altitude de 386 metros. A população avaliada em 2004 era de 7 575 habitantes.Possui uma área de 12693,7km². A primeira denominação do atual município de Ribeirão Cascalheira foi Ribeirão Bonito, nome dado por volta de 1968. Nessa época, os pioneiros Juca e Tintino se instalaram às margens do Córrego Suiazinho. No mesmo ano da instalação dos primeiros moradores foi criado o primeiro estabelecimento comercial por Zacarias Guedes - "Pensão e Comércio Ribeirão Bonito".

Por algum tempo o local foi denominado Alta Cascalheira. Boa parte dos pioneiros vieram com as famílias a tiracolo: mulheres, filhos, parentes e amigos. Formou-se então o núcleo de povoação pioneiro que gerou o atual município. Além da denominação Ribeirão Bonito, o lugar conheceu os nomes de Guedolândia e Divinéia.

Em 9 de outubro de 1984, foi criado o distrito de Ribeirão Bonito. Após a emancipação do município surgiu o nome Ribeirão Cascalheira, como aglutinação dos termos Ribeirão e Cascalheira. O nome Ribeirão permaneceu devido aos moradores inicialmente terem se fixado a beira do córrego Suiazinho, e Cascalheira em face da região ter muito cascalho, o qual foi muito utilizado pelos seus moradores. O município de Ribeirão Cascalheira foi criado em 3 de maio de 1988, através da Lei nº 5.267, com território desmembrado de Canarana e São Félix do Araguaia. Distante 960km de Cuiabá, tem como principais atrações turísticas o Balneário Recanto do Tunicão, a Igreja dos Mártires e as praias do rio das Mortes. A economia do município é baseada na atividade pecuária.

História da cidade de Ribeirão Cascalheira

A primeira denominação do atual município de Ribeirão Cascalheira foi Ribeirão Bonito, nome dado por volta de 1968. Nesta época, instalaram-se às margens do Córrego Suiazinho os pioneiros Juca e Tintino.

No mesmo ano da instalação dos primeiros moradores foi criado o primeiro estabelecimento comercial por Zacarias Guedes, a Pensão e Comércio Ribeirão Bonito. Por algum tempo, o local também foi denominado Alta Cascalheira. Todos os pioneiros, salvo raras exceções, vinham com suas famílias a tiracolo, mulheres, filhas, parentes, e, via de regra, amigos. Formou-se então o núcleo de povoação pioneiro, a célula-mater que gerou o atual município.

Além da denominação Ribeirão Bonito o lugar conheceu os nomes de Guedolândia e Divinéia. Sendo que Guedolândia pela influência do comerciante Zacarias Guedes e Divinéia por questões meramente estéticas.

Em 9 de outubro de 1984, foi criado o distrito de Ribeirão Bonito.

Após lutas desbravadas e com a emancipação do município surgiu o nome Ribeirão Cascalheira, como aglutinação dos termos Ribeirão e Cascalheira. O nome Ribeirão permaneceu devido aos moradores inicialmente terem se fixado à beira do córrego Suiazinho, e Cascalheira em face da região ter muito cascalho, o qual foi muito utilizado pelos seus moradores.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ribeirão Bonito, pela lei estadual nº 4774, de 09-10-1984, subordinado ao município de Canarana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão Cascalheira, pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988, desmembrado do município de Canarana e São Félix do Araguaia.

Sede no atual distrito de Ribeirão Cascalheira (ex-Ribeirão Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Ribeirão Bonito para Ribeirão Cascalheira, alterado pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 11.354,806: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.325: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 447: matrículas
Número de unidades locais: 194: unidades
Pessoal ocupado total: 814: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 24.173,88: reais
População residente : 8.881: pessoas
População residente - Homens: 4.608: pessoas
População residente - Mulheres: 4.273: pessoas
População residente alfabetizada: 7.097: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.090: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.204: pessoas
População residente, religião espírita: 429: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.799: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.426,98: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.912,72: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 268,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 477,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,670:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ribeirão Cascalheira: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Ribeirão Cascalheira? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Adriana's avatarAdriana

    E impressionante como em lugar nenhum da internet encontra-se quais são os distritos de Ribeirão Cascalheira-MT, isso é um absurdo!

    #1 – 24/08/2017 - 12:08

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: