Início » Maranhão » Lago Verde


Lago Verde - Maranhão

Município UF Código DDD CEP base Área(Km2)
Lago Verde MA 099 65705-000 623,237

Lago Verde faz parte do estado do Maranhão.

No século XX muitos migrantes da seca vieram para o maranhão encontrando terras disponíveis e desenvolvendo culturas de arroz e algodão. Com o arroz aqui no maranhão ,a terra se valorizou a concentração da produção se organizou nos centros, o arroz atraiu o caminhão que,utilizando os caminhos abertos pelos migrantes , motivou a abertura de estradas.

No espaço rural dos antigos municípios, surgiram povoados que mais tarde, transformaram – se em sede de novos municípios como Lago verde, lago do junco, pio XII... E graças ao arroz surgiu em 29 de novembro de 1961 Lago Verde que inicialmente teve o nome de Santo Antonio das Laranjeira, idealizado pelo seu primeiro morador, sr. Teodoro Sobral de Araújo, e mais tarde Centro dos Gomes que perdurou ate a emancipação do então município. O nome de Lago Verde foi dado ao município em razão da existência de um lago na região, com essa denominação. Foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lago Verde, por lei estadual de 29 de Dezembro de 1961, desmembrado de Bacabal e Vitória do Mearim em 31 de Dezembro de 1963.Sede no atual distrito do Lago Verde ex-povoado.

História da cidade de Lago Verde Maranhão - MA

Com acentuado crescimento da região do Mearim, nas décadas de 40 a 60, registrou-se a entrada de grande quantidade de nordestino, tendo parte deles se fixado na área que hoje forma a cidade, passando a trabalhar na agricultura e extrativismo vegetal.

Inicialmente, o povoado teve a denominação de Centro do Emídio e, mais tarde, de Centro dos Gomes, nome esse que perdurou até a criação do município.

A povoação cresceu muito lentamente sem que se possa detectar as causas; supõe-se, entretanto, que a sua localização, fora do eixo de qualquer rodovia principal, tenha contribuído para isso. Mesmo assim, os habitantes do lugar desenvolveu um grande esforço no sentido de conseguir, junto à autoridades, a emancipação do povoado.

O nome de Lago Verde foi dado ao município em razão da existência de um lago na região, com essa denominação.

Gentílico: lago-verdense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lago Verde, pela lei estadual nº 2157, de 29-12-1961, desmembrado de Bacabal e Vitória do Mearim. Sede no atual distrito do Lago Verde ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.

Lago Verde: Imagens da cidade e Região

Igreja de Lago da Pedra
Data : 11 May 2008
Autor: Waldir Rocha
TEMPLO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM LAGO VERDE, MA
Data : 14 April 2011
Autor: s.castro.reis
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Lago Verde? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)