Início » Bahia » Terra Nova


Terra Nova - Bahia

Terra Nova faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 12º23′30" sul e a uma longitude 38º37′30" oeste. A população avaliada em 2004 era de 13.202 habitantes. Possui uma área de 157,345 km².

Terra Nova terá nascido à volta da feira instituida em 1819 pelo Senhor do Engenho de Aramaré Luiz Paulino d’Oliveira Pinto da França, Marechal de Campo de Portugal.

Ex-distrito de Santo Amaro da Purificação, teve o seu projeto de emancipação proposto pelo seu ilustre cidadão, Sr. Arthur Pacheco Pereira, filho do juiz de Direito Dr. Américo Pacheco Pereira, e cuja família cedeu parte de suas terras (chamada de Terra Nova "velha") para a constituição do Município. O Sr. Arthur Pacheco Pereira, nasceu em 8 de abril de 1920 e faleceu em 23 de janeiro de 2004.

História da cidade de Terra Nova

Na época em que teve início, em 1718, suas terras obtiveram destaque como Freguesia de São Pedro de Traripe e Rio Fundo, criada pelo Alvará de 11 de abril daquele ano. Desmembrada das Freguesias de Nossa Senhora do Monte e de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Santo Amaro, foi nomeado seu primeiro vigário o Padre Manoel Lobo. Mais tarde, isto é, a 9 de abril de 1869, pela Lei Provincial nº 99, a Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Bom Jardim, foi desmembrada de São Pedro do Traripe e Rio Fundo.

Terra Nova, antigo arraial do mesmo nome, cujas terras pertenciam, em 1888, a Freguesia da Vila de Rio Fundo, após o desligamento da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Bom Jardim, foi edificada nas fazendas Pojuca e Terra Nova, situadas às margens esquerda e direita do Rio Pojuca. Nesta mesma época, o Barão de Bom Jardim, homem influente na política, conseguiu com o Presidente da Província da Bahia, Manoel Vitorino Pereira, e um grupo financeiro que os mesmos se interessassem pela instalação de uma usina de açúcar na zona do Recôncavo.

Depois de realizados os estudos necessários, iniciou-se em 1889 a construção da usina em terras doadas pelo próprio Barão. Esta usina foi concluída em 12 anos, 1902, no governo do Dr. Severino Vieira dos Santos. A usina tomou o nome de Terra Nova por estar instalada em terras da fazenda do mesmo nome.

Terra Nova passou à categoria de Vila por força da Lei nº 423, de 01 de janeiro de 1954, com o nome de Terra Boa, pertencendo ao Município de Santo Amaro da Purificação.

Composta de 4.252 almas, na sua maioria escravos, graças ao seu trabalho, houve crescente desenvolvimento nas plantações de cana-de-açúcar, fumo e mandioca.

Existiam nessa Freguesia quinze engenhos, destacando-se entre eles os engenhos de Rio Fundo, Santo Antônio e Pernagobá, junto a este estava situada a Igreja Matriz Anamaré, pela qual passa o Rio Pojuca; os engenhos de Camurugipe, pelo qual passa o rio do mesmo nome; Inhatá, dos religiosos do Patriarca São Bento; e Terra Nova, hoje falida usina com o mesmo nome.

Gentílico: terra-novense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Terra Boa (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do Distrito de Rio Fundo, subordinado ao Município de Santo Amaro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Terra Boa figura no Município de Santo Amaro.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Terra Nova, pela Lei Estadual nº 1532, de 20-10-1961, desmembrado do Município de Santo Amaro. Sede no atual Distrito de Terra Nova (ex-Terra Boa). Constituído de 3 distritos: Terra Nova, Jacu e Rio Fundo. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Terra Nova, Jacu e Rio Fundo.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica distrital

Terra Boa para Terra Nova, alterado pela Lei Estadual nº 1532, de 20-10-1961.

Fonte: Terra Nova (BA). Lei Orgânica do Município.

Autor do Histórico: IVETE MARIA DIAS LAGO

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Terra Nova: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Terra Nova? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)