Início » Amapá » Calçoene


Calçoene - Amapá



Calçoene é um município no nordeste do estado do Amapá.

A Vila de Calçoene iniciou em frente à cachoeira do Firmino, como era conhecido antigamente o povoado que originou o município, era parte da província do Grão-Pará. Seus moradores viviam, basicamente, da exploração do ouro, nas minas do Lourenço - por isso o nome da vila.

História da cidade de Calçoene

Amapá - AP

A origem do atual Município remonta ao século XVII, quando as incursões de navegadores europeus incentivaram a coroa portuguesa, então unida à espanhola, a tomar providências no sentido de garantir o domínio da região. Assim, em 1634, pela Carta Régia de 14 de junho, Felipe IV criou a Capitania do Cabo Norte, também chamada Costa do Cabo Norte e doou-a a Bento Maciel Parente. As terras estendiam-se do rio Oiapoque até o rio Amazonas e, por este, até o rio Paru, onde se situava o território de Calçoene, antigo distrito do município de Amapá, desde a incorporação do Contestado ao território brasileiro, em 1901.

A descoberta das minas auríferas do rio Calçoene despertou a febre do ouro nos habitantes da Guiana Francesa, reavivando os problemas políticos da fronteira, acumulados desde a era colonial. A luta pela região foi encerrada com a vitória dos brasileiros, comandados por Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho. A Cidade de Calçoene teve origem com o movimento de garimpeiros e faiscadores de ouro e o trânsito de abastecimento das minas. Situada na margem esquerda do rio Calçoene, ao pé da primeira cachoeira, ponto importante para o transporte de mercadorias destinadas às minas de Lourenço, a localidade se desenvolveu rapidamente. Antes da incorporação da região ao território brasileiro, exploradores construíram, no último quartel do século passado, um "monorailway", estrada de ferro, ligando a localidade de Calçoene a Lourenço.

Gentílico: calçoenense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Calçoense, pelo decreto-lei federal nº 7578, de 23-05-1945, subordinado ao município de Amapá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Calçoense figura no município de Amapá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado á categoria de município com a denominação de Calçoense, pela lei federal nº 3055, de 22-12-1956, desmembrado do município de Amapá. Sede no antigo distrito de Calçoense. Constituído de 3 distritos: Calçoense, Cunani e Lourenço. Todos criados pela lei acima citada. Instalado em 25-01-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Calçoense, Cunani e Lourenço.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

O Município de Calçoene foi criado pela Lei no 2.055, em 22 de dezembro de 1956, está localizado ao norte do estado (Meso Região Norte), a 380 km Cidade de Macapá. Com três distritos: Calçoene, Cunani e Lourenço. Atualmente sua área mede 14.333,0 Km2 . Limita-se com os municípios: Amapá, Serra do Navio, Paracuuba e Oiapoque.

A palavra Calçoene significa "Cunha do Norte". Sua origem advém da ocupação de aventureiros franceses, holandeses e ingleses, no século XVII, quando esses invasores buscavam por riquezas ali existentes, principalmente do ouro.

O que se pode verificar com a descoberta das minas auríferas do Rio Calçoene, em 1893, quando vai despertar a febre do ouro pelos habitantes da Guiana Francesa, trazendo a tona os problemas políticos da fronteira, que vinham desenrolando-se desde a era colonial. Suas terras foram desmembradas do Município de Amapá, conforme lei e data acima citada.

Autor do Complemento: IBGE


Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 14.231,783: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.185: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 416: matrículas
Número de unidades locais: 64: unidades
Pessoal ocupado total: 578: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 12.230,14: reais
População residente : 9.000: pessoas
População residente - Homens: 4.821: pessoas
População residente - Mulheres: 4.179: pessoas
População residente alfabetizada: 6.597: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.371: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.423: pessoas
População residente, religião espírita: 9: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.768: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 998,40: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.996,25: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 170,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,643:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Calçoene: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Calçoene? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: