Início » Alagoas » Coqueiro Seco


Coqueiro Seco - Alagoas



Coqueiro Seco faz parte do estado de Alagoas.

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, Coqueiro Seco tem o nome originário dos encontros freqüentes de mercadores e viajantes à sombra de um coqueiro de palhas queimadas diferenciado dos demais, onde eram realizados grandes negócios e a sesta.

A história conta que alguns anos depois chegaram à região vários missionários da ordem dos franciscanos, que se encantaram com a topografia do lugar, que apresentava planos altos e baixos, mudando sua denominação para Monte Santo. Acostumados com o antigo nome da cidade, os habitantes ignoraram os franciscanos e mantiveram o nome de Coqueiro Seco.

História da cidade de Coqueiro Seco Alagoas - AL

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, Coqueiro Seco tem seu nome originário dos encontros frequentes de mercadores e viajantes à sombra de um coqueiro de palhas queimadas diferenciado dos demais, onde eram realizados grandes negócios.

Conta a história que alguns anos depois chegaram à região vários missionários da ordem dos franciscanos, que se encantaram com a topografia do lugar, que apresentava planos altos e baixos, mudando sua denominação para Monte Santo. Acostumados com o antigo nome da cidade, os habitantes ignoraram os franciscanos e mantiveram o nome de Coqueiro Seco. O único registro histórico encontrado diz respeito à construção da igreja, que continua até hoje como a matriz da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída no século XVII pelo português José Cabral.

No censo realizado em 1950 pelo IBGE, Coqueiro Seco foi mencionado como vila de Rio Largo, com uma população de 1.667. Quando Satuba foi elevada à condição de município autônomo em 20 de agosto de 1960, Coqueiro Seco passou a pertencer a seu território, ainda como vila. Apenas em 1962, a cidade foi emancipada politicamente, instalando oficialmente sua autonomia administrativa em 24 de novembro, por força da lei 2.463, de 23 de agosto.

Coqueiro Seco tem na Lagoa Mundaú com 4 km de extensão (em linha reta) até Maceió seu maior acidente geográfico e sua principal atração turística. As histórias de pescadores contadas pelos antigos também são atração à parte. Destaque também para a tradicional festa da padroeira, realizada no mês de janeiro.

Gentílico: coqueirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação Coqueiro Seco, pelo decreto estadual nº 2435, de 3011-1938, com território desmembrado do distrito de Santa Luzia, subordinado ao município de Rio Largo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Coqueiro Seco, figura no município de Rio Largo. .

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2265, de 23-07-1960, o distrito de Coqueiro Seco deixa de pertencer ao município de Rio Largo para ser anexado ao novo município de Satuba.

Elevado á categoria de município com a denominação de Coqueiro Seco, pela lei estadual nº 2463, de 23-08-1962, desmembrado de Satuba. Sede no antigo distrito de Coqueiro Seco. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-09-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 2265, de 23-07-1960, transfere o distrito de Coqueiro Seco do município de Rio Largo para o de Satuba.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 39,608: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 995: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 130: matrículas
Número de unidades locais: 32: unidades
Pessoal ocupado total: 439: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.215,18: reais
População residente : 5.526: pessoas
População residente - Homens: 2.756: pessoas
População residente - Mulheres: 2.770: pessoas
População residente alfabetizada: 3.603: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.800: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.930: pessoas
População residente, religião espírita: 34: pessoas
População residente, religião evangélicas: 607: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.096,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.105,89: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 179,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,586:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Coqueiro Seco: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Coqueiro Seco? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: