Início » Acre » Epitaciolândia


Epitaciolândia - Acre



Epitaciolândia é uma cidade localizada no sudeste do estado do Acre.

A sede se estabeleceu nas terras do antigo Seringal Bela Flor, na margem direita do rio Acre. Em 1992, a partir de uma divisão do município de Brasiléia, foi elevada a categoria de município, mas com as duas sedes separadas apenas por um rio. Sua área urbana também é contígua com a cidade de Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. Estas três cidades juntas abrigam uma população de cerca de 50 mil habitantes, sendo que as 2 brasileiras formam o terceiro conglomerado urbano do estado do Acre.

O nome Epitaciolândia se originou da junção do nome "Epitácio" - em homenagem ao Presidente da República, Epitácio Pessoa- e o sufixo "lândia", que significa "terra de...". Representa a época em que a localidade passou a categoria de Vila Epitácio Pessoa.

História da cidade de Epitaciolândia

O nome Epitaciolândia se originou da junção das palavras Epitácio+Lândia em homenagem ao Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa, à época em que a comunidade passou a categoria de Vila, e lândia face a grande expansão campestre que o município ocupa.

Aos poucos a comunidade foi se desenvolvendo formando um pequeno vilarejo, onde foram instalados comércios, igrejas, escolas, etc. O que lhe deu estrutura para passar a categoria de Vila e recebendo o nome de Vila Epitácio Pessoa, isto por volta de 1958. Seu desenvolvimento sócio-político-econômico se deu ao longo de vários anos, com a criação de Escolas e instituições como: Sub-Delegacia, Sub Prefeitura, instalação da 4ª Companhia Especial de Fronteira, Fundação do Campo de Aviação, Posto de Fiscalização na Fronteira, expansão do comércio e organização política, etc.

A Vila Epitácio foi adquirindo estrutura física o que deu condições a ser amparado pela Lei de criação dos 10 (dez) novos municípios e no dia 13 de abril de 1992, data em que se realizou o 3º Plebiscito, Epitaciolândia elevou-se à categoria de mais novo município do Estado do Acre.

Epitaciolândia antes de passar a categoria de município, era distrito pertencente ao município de Brasiléia, separado apenas pelo Rio Acre. Sua passagem de Vila à categoria de município, passou por um processo democrático. Seu povo foi convidado a dizer sim ou não através de Plebiscito voto direto e secreto. Não havia a idéia de Vila Epitácio elevar-se a município de Epitaciolândia, mas foi através da vontade democrática de seu povo, com o percentual de mais ou menos 95% (noventa e cinco por cento) dos votos válidos no sim, que o município de Epitaciolância conseguiu sua emancipação política e administrativa em 28 de abril de 1992, pela Lei nº 1.026/92.

Gentílico: epitaciolandense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Epitaciolândia, pela constituíçào estadual de 01-03-1963, desmembrado de Brasília. Sede na antiga vila de Epitácio Pessoa, constituído do distrito sede. Instalado em

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Epitaciolândia, pela lei estadual nº 1026, de 28-04-1992, desmembrado de Brasiléia e Xapuri. Sede no distrito de Epitaciolândia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.654,768: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.566: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 767: matrículas
Número de unidades locais: 198: unidades
Pessoal ocupado total: 1.546: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.596,52: reais
População residente : 15.100: pessoas
População residente - Homens: 7.626: pessoas
População residente - Mulheres: 7.474: pessoas
População residente alfabetizada: 11.237: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.598: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.345: pessoas
População residente, religião espírita: 64: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.833: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 814,69: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.977,26: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 150,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 350,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,653:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Epitaciolândia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Epitaciolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: