Início » Santa Catarina » Ponte Alta


Ponte Alta - Santa Catarina



Ponte Alta faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º29′03" sul e a uma longitude 50º22′49" oeste, estando a uma altitude de 856 metros. Ponte Alta, conhecido como a Capital Estadual da Moranga, é um Município com pouco mais de 5.000 habitantes, com cerca de 4.000 na área urbana.

Era um dos pontos de parada das tropas que rumavam a São Paulo, vindas do Rio Grande do Sul. Habitada inicialmente por índios, foi alvo de ataque dos jagunços e exploração dos Bandeirantes sofrendo com a Guerra do Contestado. No município existem ramificações da Serra Geral, como a Serra do Pires (Caraguatá), a Serra do Cafundó, do São Felipe e do Areial, Ponte Alta também pode ser considerada o pulmão de Santa Catarina por ter o territorio com muitas arvores assim purificando o ar.

Em algumas localidades ainda existem matas cerradas (florestas) de difícil acesso, que deram origem a várias comunidades, entre elas a denominada Cerrado. Araucárias, reflorestamentos de pinus e pastagens completam a paisagem do Município.

História da cidade de Ponte Alta

Presume-se que o início do povoamento tenha ocorrido nos primórdios do século XIX.

Era um dos pontos de parada das tropas que rumavam a São Paulo, vindas do Rio Grande do Sul. Habitada inicialmente por índios, foi alvo de ataque dos jagunços e exploração dos Bandeirantes sofrendo com a Guerra do Contestado.

O nome do município surgiu de uma referência que os tropeiros usavam em seu trajeto: uma ponte alta situada no rio que hoje leva o nome da cidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ponte Alta do Sul, pelo Decreto Estadual n.º 200, de 25-01-1932, subordinado ao município de Curitibanos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Ponte Alta do Sul figura no município de Curitibanos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Ponte Alta permanece no município de Curitibanos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ponte Alta. Figura no município de Curitibanos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ponte Alta, pela Lei Estadual n.º 981, de 22-07-1964, desmembrado de Curitibanos. Sede no antigo distrito de Ponte Alta. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-09-1964.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração Toponímica Distrital

Ponte Alta do Sul para Ponte Alta alterado, pelo Decreto-lei Estadual n.º 86, de 31-03-1938.

Fonte: Prefeitura Municipal Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ponte Alta: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ponte Alta? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: