Início » Santa Catarina » Nova Itaberaba


Nova Itaberaba - Santa Catarina



Nova Itaberaba faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º56′23" sul e a uma longitude 52º48′44" oeste, estando a uma altitude de 350 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 298 habitantes.

Possui uma área de 135,71km².

Migrantes gaúchos descendentes de italianos foram os primeiros colonizadores de Nova Itaberaba. Antes dos quais uma população aborígene habitava a região. Atraídos pela possibilidade de enriquecer com a extração da madeira, os colonos gaúchos chegaram no início da década de 1940 e descobriram mais do que madeira-de-lei: acharam os filões de ametista nos morros e vales da região, facilmente encontrados até hoje. Vem daí o nome Itaberaba, que em tupi-guarani significa pedra que brilha. Como já existia uma cidade com o mesmo nome na Bahia, a localidade passou a se chamar Nova Itaberaba. A economia local, baseada na agropecuária. A exemplo de outras cidades da região, onde a extração de madeira surgiu como principal filão econômico e depois decaiu, a maior fatia da arrecadação municipal vem da agricultura, com destaque para o cultivo de milho, feijão e fumo. A produção de laranja está em pleno desenvolvimento,de gado de corte. Nas festividades do Aniversário Político Administrativo, há festas e gincanas (já houve por exemplo, a caça ao porco, num cercado cheio de lama em que os competidores tentam agarrar um leitão de 40kg lambuzado com gordura), e competições esportivas como futebol-suíço e campeonatos de bocha.

História da cidade de A Colonização de NOVA ITABERABA teve seu inicio na década de Trinta, com a Migração de Caboclos do RIO GRANDE DO SUL e OESTE DE SANTA CATARINA. As famílias aos poucos foram se instalando e ainda em 1930 foi criada a VILA SãO JOãO. A Colonização foi então acontecendo. As Terras pertenciam ao Estado, portanto não houve interferência das Colonizadoras.A designação de VILA SãO JOãO,permaneceu até a década de 40, quando passou a denominar-se de SEDE VELHA para distingui-la da SEDE NOVA, que foi criada logo após a chegada de novos Agentes Colonizadores.Esses Agentes trazem um Considerável contingente de Agricultores de Origem Européia.Com a demarcação da Praça para construção da Igreja constituiram uma outra Sede que passou a ser chamada de SEDE NOVA por alguns e de SEDE PATUSSI por outros.Em torno dessa última nucleação, as margens do Rio Pinheiro, em 10 de Agosto de 1956, aprovou-se a Criação como Distrito de Chapecó, conforme resolução número 03/56,da Câmara Municipal de Chapecó,publicada no Jornal A VOZ DE Chapecó.agora com a Denominação de ITABERABA,que na Língua GUARANY significa PEDRA BRILHANTE(ITA=Pedra)(BERABA=(Brilhante), fazendo referência ao quartzo ametista que havia em grande quantidade no local.Naquela época a principal atividade econômica foi a extração de Madeira para o Comércio.Gradualmente as atividades agrícolas e pecuárias foram inseridas iniciando a diversidade comercial.Pela Lei número 287, de 27 de Junho de 1957, a Assembléia Legislativa do Estado aprovou a Criação oficial do Distrito.Quase trinta anos depois, a População Itaberabense manifestou o desejo de Emancipar-se de Chapecó.Segundo consta na Documentação anexada ao Processo de emancipação,emcaminhado pelo Presidente da Comissão pró-emancipação do município de nova itaberaba, em março de 1988, a emancipação era fortemente almejada,tendo potencial,vitalidade econômica e infra-estrutura, sendo que em 31 de março de 1991, realizou-se plebiscito que comprovou a intenção dos Moradores em ter a sua indendência.Ja em 26 de Setembro do mesmo ano,, pela Lei Estadual número 8.354, Santa Catarina passou a contar com mais um Município agora denominado NOVA ITABERABA. A Primeira eleição ocorreu em Outubro de 1992, e em Janeiro de 1993 é empossada a Primeira Administração do Município.

Fonte: Histórico DO MUNICíPIO/www.nova itaberaba.sc.gov.br

Autor do Histórico: GILBERTO JOEL SEGUNDO POSTALLI LANZARINI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 137,547: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 0: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 443: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 213: matrículas
Número de unidades locais: 127: unidades
Pessoal ocupado total: 726: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.562,39: reais
População residente : 4.267: pessoas
População residente - Homens: 2.210: pessoas
População residente - Mulheres: 2.057: pessoas
População residente alfabetizada: 3.654: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.268: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.582: pessoas
População residente, religião espírita: 24: pessoas
População residente, religião evangélicas: 649: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 3.050,18: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.534,41: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 570,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,736:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nova Itaberaba: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Nova Itaberaba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: