Início » Rio Grande do Sul » Cerro Branco


Cerro Branco - Rio Grande do Sul



Sul: Novo Cabrais Norte: Lagoa Bonita do Sul Oeste: Paraíso do Sul e Agudo

Cerro Branco faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A existência de um morro, pertencente à Serra Geral, com uma grande pedra a sua frente, origina o nome de Cerro Branco. Este novo Município teve sua origem étnica com os imigrantes alemães oriundos da região no Vale dos Sinos e Agudo, que se instalaram às margens do rio Botucaraí, nos idos de 1870.

História da cidade de Cerro Branco Rio Grande do Sul - RS

Os primeiros imigrantes que palmilharam estas terras formando redutos que mais tarde se esprainhavam e se emanavam em constantes lutas com a natureza e com as dificuldades de toda a sorte aqui chegaram pelo ano de 1872, anteriormente estas terras eram somente habitadas pelos índios e muitos espaçadamente por caçadores destemerosos que vinham de longincuas terras explorar a nossa fauna e flora.

Os colonizadores tinham seus ranchos de sapê e de barro construído de preferência nas margens do sinuoso botucaraí, rio que nasce em Sobradinho e banha uma extensa região do nosso município. Depois de um tempo foram aglomerando-se em morro dos índios, hoje Cerro Branco. Os primeiros imigrantes que aqui chegaram foram, Frederico Danzmann e Ernesto Qutzqe.

Em 1892 era fundado o Primeiro Colégio Estadual, sendo nomeado Professor José Hettwer, inicialmente Cerro Branco pertencia a Cachoeira do Sul. Em 18 de abril de 1891 tornou-se Distrito sob ato nº 311, da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul. Em 1937, tornou-se vila, quando

o Senhor Reinaldo Roesch era Prefeito. A partir daí constatou-se crescente desenvolvimento desta região, principalmente no perímetro urbano.

Várias manifestações emancipassionistas surgiram entre os anos de 1975 a 1988, por isso em 1987 quando a Vila apresentava uma estrutura básica para a emancipação política administrativa formou-se uma comissão pró emancipação de Cerro Branco, pelo então Senhor Presidente Arnaldo Beskow e com o respaldo do povo, neste ano teve início o grande movimento popular com a finalidade de emancipar Cerro Branco, culminando na realização do plebiscito em 10 de abril de 1988, tendo como vencedor o SIM pela sua independência. A inspiração do povo foi alcançada com a promulgação da Lei Estadual nº 8628, de 12 de maio de 1988 criando o nosso município.

O nome de Cerro Branco provém de um morro de rochas abruptas brancas que é característico no local. O município teve sua origem étnica com os imigrantes alemães, que chegaram em 1871oriundos da Colônia Santo ongelo. Assim como o próprio município de Cerro Branco, que, ao ser emancipado, viu diante de si o desafio de construir seu caminho a partir do nada, também os pioneiros colonizadores tinham pela frente inúmeros desafios a vencer. Com luta, fé e força de vontade, venceram e progrediram.

Gentílico: cerro-branquense

Formação Administrativa Gentílico: cerro-branquense Formação Administrativa

Elevado á categoria de município com a denominação de Cerro Branco, pela lei estadual nº 8628, de 12-05-1988, desmembrado de Cachoeira do Sul. Sede no antigo distrito de Cerro Branco. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 158,568: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 552: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 116: matrículas
Número de unidades locais: 145: unidades
Pessoal ocupado total: 510: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 14.276,03: reais
População residente : 4.454: pessoas
População residente - Homens: 2.225: pessoas
População residente - Mulheres: 2.229: pessoas
População residente alfabetizada: 3.669: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 925: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.647: pessoas
População residente, religião espírita: 5: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.747: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.271,17: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.906,44: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 500,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 590,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,661:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Cerro Branco: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Cerro Branco? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: