Início » Paraná » Marilena


Marilena - Paraná



Marilena faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 6.854 habitantes. Economia predominantemente agrícola. Os bairros da cidade apresentam nomes muito interessantes: Caveirão (na região do Cemitério Municipal), Taboal (região na principal entrada da cidade; tem este nome devido ao campo de futebol que, há alguns anos, ficava no meio de uma vegetação alagada conhecida por taboal), Vila da Fumaça (assim chamada por ser perto de uma olaria, que solta muita fumaça ao queimar os tijolos).

Seu principal pioneiro, Sr. Ernesto Mazzotti, chegou na região aproximadamente no ano de 1952 derrubando a mata ali existente.O gaúcho que teve seu irmão Adelino Mazzotti assassinado por um peão no Paraná, continuou o seu trabalho e ergueu a cidade. Foi eleito o primeiro prefeito da cidade dando a ela este nome, além de ter realizado grandes obras.

A Festa do Milho, que acontece todos os anos no mês de setembro (próximo ao Feriado da Independência) consiste no principal evento festivo do município. São 3 dias de agitação na cidade, com apresentações folclóricas no primeiro dia, apresentações de feiras e artesanato no segundo dia e, no último dia, apresentações de carroças decoradas pelos agricultores locais com o tema da festa. Ainda escolhem a Rainha do Milho e o Rei do Sabugo, terminando com festas noturnas e fogos de artifício.

História da cidade de Marilena

O município de Marilena teve seu inicio a cargo da empresas colonizadora Paranapanema e colonizadora Marilena. Essas empresas eram composta pelos senhores índio Brasileiro Borba, José Volpato e Abelardo Alcântara. Devido ao grande respeito e consideração à esposa de um dos componentes da empresa, senhora Helena Maria Puglielli Volpato, é que foi dado o nome de Marilena à cidade.

Um dos pioneiros que chegaram a região foi o senhor Henrique Palma, residente e proprietário da fazenda Boa Vista, na localidade de Areia Branca, que chegando ao município por volta do ano de 1939, chefiando vários homens, abriu um picadão partindo do porto São José até a cidade de Paranavaí, o qual servia na época para a passagem de boiadas vindas de Mato Grosso.

O inicio da colonização porém efetivou-se por volta do ano de 1948, quando as empresas determinaram seu procurador Antônio Scandelari para executar o loteamento da cidade e a vendas dos lotes.

A região, de terra fértil e propícia para o plantio de café, foi desbravada por pessoa que vieram de toda parte do país, como os senhores Armindo Constantino Mazzotti, Manoel Barbosa Vieira, Atílio São João, Antônio Adão, João Umbertino, Gentil Scotá, João Gomes e muitos outros.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Marilena (ex-povoado), pela lei municipal nº 13, de 05-08-1953, com terras desmembradas do distrito de Porto São José, subordinado ao município de Paranavaí.

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, o distrito de Marilena, foi transferido do município de Paranavaí, para constituir o novo município de Nova Londrina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Marilena, figura no município de Nova Londrina.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marilena, pela lei estadual nº 5678, de 19-10-1967, desmembrado de Nova Londrina. Sede no antigo distrito de Marilena. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-01-1969.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, transfere o distrito de Marilena do município de Paranavaí, para o novo município de Nova Londrina.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 232,363: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 885: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 262: matrículas
Número de unidades locais: 147: unidades
Pessoal ocupado total: 1.252: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.458,89: reais
População residente : 6.858: pessoas
População residente - Homens: 3.533: pessoas
População residente - Mulheres: 3.325: pessoas
População residente alfabetizada: 5.653: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.967: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.243: pessoas
População residente, religião espírita: 25: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.284: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.607,59: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.434,88: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 377,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 477,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,681:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Marilena: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Marilena? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. suzete de souza farias's avatarsuzete de souza farias

    minha terra natal saudades!!!!!!!!!!! quando falo deste cantinho choro me lembro da infância ,adolecência .Cantinho que amo.

    #1 – 23/09/2016 - 18:19

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: