Início » Paraná » Douradina


Douradina - Paraná



Douradina é um município do estado do Paraná, no Brasil. Está localizada no noroeste paranaense, numa área de 470 quilômetros quadrados. Está a 635 quilômetros da capital do estado, Curitiba e muito próxima de outros grandes polos regionais, como Maringá, Umuarama, Cascavel e Londrina.

Toda a região do noroeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo a partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.

Nos anos 1950, surgiu, no Noroeste do Estado do Paraná, na gleba oito, a Comarca de Peabiru, hoje Comarca de Umuarama, um novo povoado, iniciando-se com a vinda de Antônio Lustosa de Freitas e família, que trouxe consigo 22 peões, no dia 25 de junho de 1952, para residir como capataz em uma área de florestas a pedido de seu tio, o deputado Antônio Lustosa de Oliveira, que tinha 2 000 alqueires de terra que adquiriu através da permuta feita com o governo do estado, nos campos de Guarapuava, a qual doou a Freitas 55 alqueires, que, mais tarde, denominou-se Fazenda Santa Rosa.

História da cidade de Douradina, foi fundada em 17 de janeiro de 1979, através da Lei Estadual n.º 7.107 e foi emancipado politicamente do Município de Maria Helena em 01 de fevereiro de 1983. Está localizada no noroeste paranaense, numa área de 470 km2. está à 635 km da capital do Estado que é Curitiba e muito próxima de outros grandes pólos como Maringá, Umuarama, Cascavel, Londrina.

Nos Anos 50, surgiu no Noroeste do Estado do Paraná, na gleba 8 Comarca de Peabirú, hoje Comarca de Umuarama, um novo povoado, iniciando-se com a vinda do Sr. Antônio Lustosa de Freitas e família que trouxe consigo 22 peões, no dia 25 de junho de 1952 para residir como capataz em uma área de florestas a pedido de seu tio, Deputado Antônio Lustosa de Oliveira, que tinha 2.000 alqueires de terra que adquiriu através da permuta feita com o Governo do Estado, nos campos de Guarapuava, a qual doou ao Sr. Freitas 55 alqueires, que mais tarde denominou-se a "Fazenda Santa Rosa"

O Sr. Salvador Lopes Gomes, ex-vereador de Maringá-PR, nos anos 50, havia adquirido as terras através de empréstimo bancário em Curitiba. O Sr. Salvador, falecido em 1.996, chegou as terras por via fluvial, num bote pelo Rio Paraná, a seguir entrou pelo rio Ivaí e fez 3 dias de caminhada pela mata até localizar o marco dos primeiros 1000 alqueires que adquiriu. Nesta época, o Sr. Lustosa já tinha suas terras ao lado, onde apareceram os primeiros indígenas a procura de alimento. Após, o Sr. Salvador começou a abrir a primeira estrada, vindo de Umuarama; trabalho árduo, pois foi necessária a construção de 4 pontes de madeira. Ele demarcou os 1000 alqueires em lotes de aproximadamente 15 alqueires para ser vendido aos meeiros da região de Maringá e São Jorge, sendo que o projetista foi o engenheiro Shoju Sato, juntamente com seu filho Cândido Sato e um outro jovem por nome de Vaquizaqui, que fizeram todo levantamento de córregos e espigões. Em seguida, adquiriu mais 1100 alqueires ao lado do primeiro, onde demarcou os sítios, e na parte alta deste, projetou as ruas e avenidas da cidade, nos 43 alqueires reservados para ela.

O nome Douradina surgiu em função da Serra dos Dourados. Havia uma dúvida quanto a ser: Douradinha ou Douradina, porém, o Sr. Salvador, optou pelo segundo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Douradina

Autor do Histórico: SEBASTIãO APARECIDO DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 419,853: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 987: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 345: matrículas
Número de unidades locais: 299: unidades
Pessoal ocupado total: 2.903: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 53.259,96: reais
População residente : 7.445: pessoas
População residente - Homens: 3.770: pessoas
População residente - Mulheres: 3.675: pessoas
População residente alfabetizada: 6.280: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.022: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.773: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.355: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.760,69: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.369,10: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 466,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 552,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,724:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Douradina: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Douradina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: