Início » Mato Grosso » Colniza


Colniza - Mato Grosso



Colniza faz parte do estado de Mato Grosso. A população avaliada em 2004 era de 12.971 habitantes. Colniza foi elevada à categoria de cidade em 1998, com a criação do município. Sua área territorial foi integralmente desmembrada do município de Aripuanã, até então um dos maiores municípios do Centro-Oeste em área territorial.

No ano de 2004, o município registrou 165,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes, o que a colocou como a cidade mais violenta do país. Porém devido o crescimento desordenado e acelerado do município, logo após o censo do IBGE em 2000, o índice populacional ficou defasado, conforme a recontagem populacional realizada pelo IBGE em 2007, que constatou que a população do município é na verdade de 27.882. Portanto o registro de 165,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes, apresentado pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), não condiz com a realidade do município. Sendo assim podemos dizer que os dados de um censo desatualizado levaram a um equívoco estatístico. Diante desses fatos não se pode dizer que o Município de Colniza é o mais violento do país.

Colniza fez parte do projeto de colonização da Amazônia na década de 80, onde o plano do governo era povoar a Amazônia. O objetivo era tirar as famílias de sem terras da região Sul e assentá-las em terras produtivas de uma forma regular e ordenada, assim sendo, contratou-se uma empresa de colonização para fazer a colonização das áreas destinadas a Projetos de Assentamentos, na qual a empresa se chamava “Colniza Colonização Com. e Ind. Ltda”, daí a origem do nome de colniza, o município leva o nome da empresa que o colonizou.

História da cidade de COLNIZA

Grandes dificuldades enfrentaram os pioneiros de Colniza. O maior entrave sempre foi a dificuldade nas comunicações, tratando-se de vias de acesso e telefonia, visto que neste final de milênio o município já instalado possui apenas um posto telefônico. O município foi criado através da lei Estadual nº 7.604, de autoria do Deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do estado de Mato Grosso. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo Colnizense.

Por ocasião da tramitação da documentação sobre consulta plebiscitaria para a criação do município o deputado Pedro Satélite justificou a ação em função da distância do então distrito de Colniza do município-mãe Aripuanã, que é de 200 quilômetros. Outro fator de distância considerável são os 1.200 quilômetros de Cuiabá à Colniza. Este documento foi redigido em 25 de abril de 1995, e hoje s]ao 139 municípios instalados em Mato Grosso. A consulta plebiscitaria foi um sucesso, pois o povo disse sim nas urnas.

Ainda no período que antecedeu a criação do município, várias ações se desenvolveram no sentido de sensibilizar as autoridades do Estado de |Mato Grosso para virarem os olhos para a distante Colniza.

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembléia , estão ao de Joab F. Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 19994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no distrito, naquela época passavam.

Também a associação dos pequenos produtores Rurais de Colniza representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foi registrado documentos doa Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Roosevelt e Produtores Rurais do projeto Filinto Muller.

Fonte: Secretaria de Educação do Município

Autor do Histórico: MATEUS JOãO WEBER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 27.946,126: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.678: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.430: matrículas
Número de unidades locais: 393: unidades
Pessoal ocupado total: 2.801: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.195,70: reais
População residente : 26.381: pessoas
População residente - Homens: 14.084: pessoas
População residente - Mulheres: 12.297: pessoas
População residente alfabetizada: 20.576: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 7.984: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 11.892: pessoas
População residente, religião espírita: 48: pessoas
População residente, religião evangélicas: 9.104: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 850,08: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.001,05: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 103,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 450,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,611:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Colniza: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Colniza? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: