Início » Mato Grosso do Sul » Coxim


Coxim - Mato Grosso do Sul



Coxim é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada numa região dominada antigamente por índios caiapós, Coxim é conhecida por denominações populares como "Portal Monçoeiro do Pantanal", "Capital do Peixe" e "Terra do Pé-de-cedro". Município localizado na borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai, Coxim é um dos principais pontos de pesca do país atraindo milhares de turistas, pescadores amadores, que buscam as águas piscosas dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri. É um centro econômico e turístico regional, sendo nacionalmente conhecida por abrigar diversos ícones paisagísticos, como as cachoeiras Salto, Palmeiras e os Rios Taquari e Coxim.

É o maior município da região norte de Mato Grosso do Sul, sendo o mais populoso da região e um dos unicos da mesma conhecidos nacionalmente. Representa o 17º maior PIB do estado, estimado em aproximadamente R$ 400 milhões em 2008 (segundo o IBGE), e possui um dos maiores rebanhos de bovinos do estado. Contemplada por considerável número de hotéis, ranchos e pousadas, é um dos principais pontos de pesca do país. Vem se tornando um pólo universitário, sendo que nos últimos anos foram estabelecidas na cidade as Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.

O município de Coxim está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião do Alto Taquari). Encontra-se na latitude de 18º30’25” Sul e longitude de 54°45’36” Oeste. Distâncias:

História da cidade de COXIM MATO GROSSO DO SUL Monografia - nº 029 ANO: 1983

A região onde se encontra o Município de Coxim era habitada pelos índios caiapós quando, ainda no século XVII, foi alcançada por desbravadores, procedentes de São Paulo. Com a descoberta das minas de ouro de Cuiabá, a localidade tornou-se o caminho mais frequente na ligação São Paulo-Cuiabá, pela utilização das bacias fluviais do Paraná e Paraguai, através dos rios Pardo e Coxim.

Em 1729, Domingos Gomes Belliago e outros sertanistas estabeleceram o arraial de Belliago, à margem do rio Taquari, objetivando prestar socorros às monções que se dirigiam a São Paulo ou vinham de lá.

Em 1862, Herculano Ferreira Pena, então Governador da Província, criou o Núcleo Colonial de Taquari, junto ao Arraial de Belliago, também denominado Coxim.

O Núcleo Colonial de Taquari foi elevado a freguesia, sob a invocação de São José e com a denominação de Herculânea, em homenagem ao Conselheiro Herculano Ferreira Pena, que muitos beneficios lhe prestou, quando Governador da Província.

Progredia o povoado quando, em 1865, sofreu os efeitos da invasão do Brasil pelos paraguaios que, dominando a região, estabeleceram um. quartel-general na fazenda São Pedro, de onde foram desalojados pelas tropas brasileiras, comandadas pelo Coronel Carlos de Moraes Camisão.

Refeita da invasão, em 1872, a povoação retomou ritmo acelerado de progresso. Foi elevada a Distrito Judiciário com o nome de São José de Herculânea. Através dos rios Taquari e Paraguai, estabeleceu-se intenso intercâmbio comercial com Corumbá, tendo-se destacado na atividade diversos membros da família Teodoro.

Coxim tornou-se importante entreposto dos fazendeiros de Goiás, que ali se abasteciam, especialmente de sal.

A primeira escola foi construida em 1886, e seu primeiro mestre, o professor José Bento da Silva.

Por iniciativa de João Serrou Camy, erigiu-se novo templo, que teve o apoio de toda a população.

O topônimo se deve ao rio Coxim, caminho natural das monções na rota Paraná-Rio Pardo.

Formação Administrativa

O distrito foi criado em 6 de novembro de 1872 pela Lei n.° 1 e o Município, em 11 de abril de 1898, pela Resolução n.° 202.

Pela Lei estadual nº 1262 de 22/04/92, desmembra do município de Coxim, o distrito de Alcinópolis, elevado à categoria de município.

Na ocasião, figurou somente com o Distrito Sede.

Atualmente, compõem-no os distritos de: Coxim, Jauru, São Romão e Taquari.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 6.409,224: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 11: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.820: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.059: matrículas
Número de unidades locais: 830: unidades
Pessoal ocupado total: 5.324: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 23.038,68: reais
População residente : 32.159: pessoas
População residente - Homens: 16.141: pessoas
População residente - Mulheres: 16.018: pessoas
População residente alfabetizada: 26.485: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 9.270: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 21.458: pessoas
População residente, religião espírita: 436: pessoas
População residente, religião evangélicas: 6.965: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.608,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.215,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 463,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 502,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,703:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Coxim: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Coxim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: