Início » Minas Gerais » Itaobim


Itaobim - Minas Gerais



Itaobim faz parte do estado de Minas Gerais.

Em 1913 existia o povoado de São Roque, que no princípio daquele ano fora elevado à categoria de distrito. Poucas dezenas de casas localizadas na foz do ribeirão São Roque (à margem esquerda do rio Jequitinhonha) abrigaram uma pequena população, que julgando feliz na tranqüilidade absoluta dos domínios da quietude, vegetava sem ambições em um ambiente taciturno e calmo, comum e próprio do império da monotonia.

Em 1919 a 19 de janeiro, o Jequitinhonha, ameaçou destruir a pequena povoação e houve naquela época a primeira inundação que tornou-se comentada na história do vilarejo, pelo dano causado, deixando ainda em determinados pontos à marca da altura atingida pelas águas! Verdadeira advertência sinalizando perigo.

História da cidade de José Fernandes Ribeiro, Clemente Fernandes Ribeiro, Manoel Fernandes Ribeiro, Clemente Moreira, Clemente José da Trindade, Pedro José da Trindade, Valdemar Batista Chaves, Alexandre Brito e outros, com os seus familiares, foram os pioneiros desbravadores do território do Arraial, depois distrito de São Roque, hoje município de Itaobim. Sua ocupação cuja data não se pode precisar por circunstâncias das inundações sofridas nos anos de 1919 e 1928 que ocasionaram na perda de muita documentação histórica. No princípio de 1913 o povoado de São Roque fora elevado à categoria de distrito. Em 1919 a 19 de janeiro, o Jequitinhonha, ameaçou destruir a pequena povoação e houve naquela época a primeira inundação que tornou-se comentada na história do vilarejo, pelo dano causado, deixando ainda em determinados pontos à marca da altura atingida pelas águas. Em janeiro de 1928, o Rio Jequitinhonha arrasou o distrito de Itaobim. Os habitantes, fugindo da fúria do grande rio, foram construir suas novas moradias logo acima do Porto do Cieba, nas proximidades das casas construídas pelos irmãos José Fernandes Ribeiro (Juca Fernandes) e Clemente Fernandes Ribeiro, que haviam saído do Distrito antes da enchente. Ali naquele local, hoje denominado Praça Max Machado, nascia a nova Itaobim.

No dia 17 de dezembro de 1938, através do Decreto Lei nº 148, o Distrito de Itaobim desmembrou-se do município de Araçuaí, passando a pertencer ao município de Medina.

No dia 30 de dezembro de 1962, graças à luta do itaobinhense Afonso Martins da Silva, então prefeito de Medina, o governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, assina a lei nº 2764, que eleva Itaobim à categoria de cidade.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ERNEI BARBOSA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 679,024: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 16: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.135: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 949: matrículas
Número de unidades locais: 444: unidades
Pessoal ocupado total: 2.848: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.349,17: reais
População residente : 21.001: pessoas
População residente - Homens: 10.493: pessoas
População residente - Mulheres: 10.508: pessoas
População residente alfabetizada: 15.514: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.453: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.802: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.818: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 990,83: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.326,78: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 291,43: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 273,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,629:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Itaobim: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Itaobim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: