Início » Maranhão » Lima Campos


Lima Campos - Maranhão



Lima Campos faz parte do estado do Maranhão. Ex-Municipio de Pedreiras, teve sua emanciapação política elevada a categoria de Cidade em 15 de janeito de 1962, amparada pela Lei nº 2.180 de 31 de dzembro de 1961. A população avaliada em 2009 é de 11.794 habitantes, onde faz fonteiras com as cidade de Pedreiras e Peritoró, e fica localiza a 48km de uma das maiores fontes de gás natual do Mundo ainda em exploração,localizada em Capinzal do Norte - MA.

No ano de 1931, a natureza, mais uma vez mostrava sua face impiedosa para nordeste brasileiro. A Magra safra da agricultura de subsistência dos colonos resumia-se em uma colheita de, aproximadamente, cinco por cento do total cultivado, restando apenas esperanças para dias melhores com a possibilidade de chuvas em 1932. Corria o mês de maio de 1932 e, antes que se concretizasse a compra das terras, já aportava em São Luis, o navio “Rodrigues Alves” trazendo a primeira leva de retirantes. O interventor mandou oito contos de réis como pagamento da primeira parcela dos onze que haviam custado as terras de Santa Amália. A colônia dói instalada, porém faltava muito a ser feito. Uma das medidas postas, imediatamente, em prática, foi a divisão das terras em lotes de vinte e cinco hectares para serem doados aos colonos. Foi necessário a presença de um engenheiro civil para se encarregar do trabalho. Foi, então, que veio aquele que, mais tarde daria o nome à colônia - o Dr. Lima Campos – encarregado de desenhar a planta de como ficaria disposto cada lote. Terminando o serviço de agrimensura, a terra formava duzentos e vinte lotes, dos quais foram retirados seis para a sede da colônia, que alguns moradores já arriscavam dar um nome: “Colônia Lima Campos”. Em 1944 a administração da colônia resolveu concretizar o velho sonho da construção do açude que ficou pronto e foi um bem incalculável, (hoje um dos principais pontos turísticos conhecido como “Ilha Tour”, um complexo aquático, com uma porção de terra no centro ligada a uma ponte para dar acesso à população, muitas vezes até usada em eventos).

História da cidade de Lima Campos Maranhão - MA

Em abril de 1932, chegava ao Maranhão o Riograndense do Norte, Manoel Cesário que, procurando o Interventor Cerca da Mota, com ele acertou, em caráter de urgência, a criação de uma "Colônia", na margem do rio Itapecuru, onde se instalaria com outros moradores, oriundos de Caicó, fugindo da seca que assolava aquela região.

Tomando ciência do fato, o prefeito de Pedreiras apressou-se em oferecer ao Interventor um local no seu município, para instalação da referida "Colônia", alegando serem essas terras mais férteis, no que foi prontamente atendido. Assim, as terras da data Santa Amália foram adquiridas do Sr. antônio Magalhães que, no caso, foi o primeiro povoador: ainda em 1932, chegavam os colonos, fixando-se na área predeterminada, que viria a ser o município de Lima Campos. A esses nordestinos, deve-se o desbravamento do território, pelo importante trabalho prestado.

Coube ao agrônomo Benjamim Cortez o cargo de admistrador da "Colônia", tendo

o mesmo prestado relevantes serviços na sua área. A notícia espalhou-se, fazendo com que muitos outros nordestinos ali se fixassem, fugindo de situações adversas nas suas terras.

O nome Lima Campos, segundo alguns antigos moradores, foi dado em homenagem a um agrônomo que administrou a "Colônia", chamada Lima Campos e que teve grande desempenho na sua função.

Gentílico: lima-campense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lima Campos, pela lei estadual nº 2180, de 30-12-1961, desmembrado de Pedreiras. Sede no atual distrito de Lima Campos ex-povoado constituído do distrito sede. Instalado em 15-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 321,932: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.288: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 502: matrículas
Número de unidades locais: 89: unidades
Pessoal ocupado total: 748: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.473,04: reais
População residente : 11.423: pessoas
População residente - Homens: 5.615: pessoas
População residente - Mulheres: 5.808: pessoas
População residente alfabetizada: 7.107: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.017: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.761: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.951: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 712,12: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.291,05: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 142,60: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 277,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,581:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Lima Campos: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Lima Campos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: