Início » Goiás » Jesúpolis


Jesúpolis - Goiás



Jesúpolis faz parte do estado de Goiás.Cidade também conhecida como "Catuvelo"

Cidade localizada no interior goiano, fundada a partir de um latifúndio do Srº Cândido Dias dos Santos, pai do Srº Simeão Urbano. Com uma partilha inicial de terras, a cidade foi iniciada, e a região predominantemente agrária começou a se fixar na nova cidade.

Um dos aspectos mais importantes de Jesúpolis é a grande religiosidade que emana da cidade.Em suas ruas, é celebrada a conhecida Festa do Divino Espírito Santo, mais conhecida como [Folia de Reis].Sua celebração tornou a cidade famosa e sua região.

História da cidade de Jesúpolis

As cidades fundadas no Brasil tiveram como origem a mineração, agricultura ou a religião. Jesúpolis se encontra em um desses tipos que teve como ponto de partida a fé. O senhor Cândido Dias dos Santos e sua esposa realizava uma reunião em sua fazenda para festejar o presépio, e mais tarde esse costume passou a se chamar Festa do Menino Jesus.

Com o passar dos anos, o festejo passou a ser muito frequentado, e sua casa tornou-se pequena para o evento.

O Senhor Cândido Dias alimentava o sonho de construir uma Igreja e próxima a ela um povoado, que seria mais tarde o município de Jesúpolis. O lugar escolhido foi a atual fazenda do Senhor Orias Estevão da Silva, onde foi erguida uma palhoça e ali foi celebrada a primeira missa. Mas, por divergência de idéias, resolveu-se mudar a mesma para mais próximo da fazenda Pouso Alto, de propriedade do Senhor Cândido Dias e ali foi construída a primeira Igreja da região.

A Igreja de Bom Jesus foi construída na entrada da cidade, e foi o marco inicial, para a fundação da atual Jesúpolis. A primeira planta da cidade foi desenhada por Simeão Urbano Dias e Geraldo Gueiroba, (agrimensor da cidade de Jaraguá-GO).

A planta da cidade abrangia cerca de três alqueires, divididas em 120 lotes e mais tarde essa planta foi ampliada para 22 alqueires pelo Dr. Rabelo Fonseca, onde foram traçadas as ruas, praças e avenidas. Essa planta levou sete anos para ser registrada. Como o local era de difícil acesso, pois não havia estradas, isso dificultou o seu desenvolvimento, sendo construída assim apenas uma pequena vila de poucas casas.

O motivo mais forte que levava as pessoas ao povoado, eram as festas promovidas pela igreja, entre elas, a festa do menino Jesus, e um segundo motivo, o futebol, que também faz parte de nossa cultura brasileira.

A fundação de Jesúpolis teve duração de mais ou menos 20 anos sendo de 1948 a 1968. A expansão desse povoado começou com a vinda dos nordestinos que aqui chegaram e montaram suas casas de comércio. Pelos registros os primeiros habitantes foram; Otacílio Custodio, José Quintino, Chico do Anjo, Augusto Sales e José Clemente entre outros.

A data da escolha do nome de Jesúpolis foi no ano de 1949 e se deu através de uma votação, pelas pessoas que participavam da festa do Menino Jesus.

A palavra Jesúpolis significa: Jesus devido à devoção ao menino Jesus e polis significa cidade, assim, Jesúpolis quer dizer cidade de Jesus.

O processo de emancipação de Jesúpolis passou por algumas fases, entre elas, a de distrito do município de São Francisco de Goiás,.

Jesúpolis emancipou-se de São Francisco graças a luta de seu povo e essa, provocou uma mobilização histórica. A luta por emancipação foi encabeçada por: Alfredo Justino de Morais, José Rodrigues Braga Filho, Simeão Urbano Dias, Milton Alves, João Francisco Custódio, Francisco de Castro, Orias Estevão dentre outros. Em 9-12-1990, foi realizado um plebiscito em que o povo manifestou sua vontade de ver Jesúpolis tornar-se um município.

Foi emancipado por força da Lei Estadual no.11.401 de 16 de janeiro de 1991 e a primeira eleição para Prefeito e Vereadores ocorreu em 3 de outubro de 1992, sendo sua instalação em 01 de janeiro de 1993.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jesúpolis, pela lei estadual nº 9181, de 14-05-1982, subordinado ao município de São Francisco de Goiás.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito Jesúpolis, figura no município de São Francisco de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jesúpolis, pela lei estadual nº 11401, de 16-01-1991, desmembrado de São Francisco de Goiás. Sede no antigo distrito de Jesúpolis ex-Povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 122,475: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 333: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 123: matrículas
Número de unidades locais: 37: unidades
Pessoal ocupado total: 278: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.237,09: reais
População residente : 2.300: pessoas
População residente - Homens: 1.206: pessoas
População residente - Mulheres: 1.094: pessoas
População residente alfabetizada: 1.805: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.008: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.908: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 313: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.700,57: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.261,05: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 340,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 364,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,649:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Jesúpolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Jesúpolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: