Início » Goiás » Cristianópolis


Cristianópolis - Goiás



Cristianópolis faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2006 era de 3.324 habitantes.

Santa Cruz de Goiás, cidade centenária a 30 Km de Cristianópolis, no início do século XX, foi o palco do acontecimento que chamamos de inicial do surgimento de Cristianópolis. Cidade eminentemente católica, Santa Cruz, recebe missionários da fé protestante, entre eles Ricardo José do Valle, começando neste momento a evidenciar-se o conflito ideológico que coloca em combate um dos valores mais cotidianos existentes na sociedade brasileira da época: a religião.

O ministro evangélico Ricardo José do Valle havia saído do Rio de Janeiro em meados de 1905, com destino a Goiás, tendo estado inicialmente em Catalão e posteriormente indo residir em Santa Cruz.

História da cidade de Cristianópolis

Em meados do ano de 1905, saiu do Rio de Janeiro, com destino a Goiás, o ministro Evangélico, Ricardo José do Vale, para neste estado pregar o Cristianismo. Inicialmente esteve em Catalão e de lá veio residir em Santa Cruz de Goiás. A convite de José Pereira Faustino, proprietário da fazenda Gameleira, veio o Reverendo Ricardo José do Vale, em companhia do missionário Frederic Glass, fazer cultos de evangelização em sua fazenda, ficando a sua casa como ponto de pregação. Desde então houve várias conversões, entre elas as de Saturnino Pereira Faustino, Francisco Pereira Faustino, Joaquim Ribeiro e José Pereira Faustino. Este último doou, em 1906, 4 alqueires de terras de sua fazenda à Igreja Cristã Evangélica, onde foi construído um templo para as reuniões religiosas, cuja fundação data de 1909.

Voltando o Reverendo Ricardo José do Vale a Catalão, ali se casou em 5 de julho de 1907, trazendo a sua esposa D. Maria Laurinda do Vale para lecionar ao povo, ficando residindo, temporariamente, na casa de José Pereira Faustino. Conta a senhora Maria Laurinda que houve uma perseguição religiosa em Santa Cruz de Goiás, sendo o Reverendo Ricardo forçado a mudar-se daquela cidade para a fazenda Gameleira. Desde essa época foram surgindo ranchos cobertos de capim em volta da igreja e logo mais foi construído um prédio para funcionamento da escola e residência do pastor. Deu-se, assim, início à povoação desses 4 alqueires de terreno, e ficou sendo chamado o lugar de povoado Gameleira. Vieram famílias de vários lugarejos como Buriti, Andorinhas e dos municípios de Bela Vista, Bonfim e até de Catalão, formando assim uma vila, isso em 1913.

Em 1927, pelo senador estadual Alfredo Teixeira, foi denominado Cristianópolis a antiga Vila Gameleira, derivada da missão evangélica inicial.

Em 1931 Cristianópolis passou de vila à categoria de distrito, sob a jurisdição de Santa Cruz de Goiás e seu primeiro subprefeito foi o Reverendo Ricardo José do Vale, mais tarde passou a distrito de Cristianópolis à jurisdição de Pires do Rio (1934).

No mês de abril de 1934, o vigário da paróquia de Nossa Senhora da Consolação de Santa Cruz de Goiás, Reverendo Padre José Trindade da Fonseca e Silva, adquiriu, do senhor José Abdala Tuma, um terreno onde deu início à construção de uma capela dedicada a São João Bosco. No ano de 1944, os Reverendos Padres Franciscanos concluíram a construção da capela, passando o patronato para São Francisco de Assis assim dando início às funções católicas de Cristianópolis.

Pela Lei nº 739, de 23 de junho de 1953, emancipou-se o Distrito de Cristianópolis, conservando a mesma denominação e seu 1º Prefeito nomeado foi Alcindo Rodrigues Chaveiro.

Gentílico: cristianopolino

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cristianópolis figura no município de Santa Cruz.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 557, de 30-03-1938, o município de Santa Cruz passou a denominar-se Pires do Rio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cristianópolis figura no município de Pires do Rio ex-Santa Cruz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cristianópolis, pela lei estadual nº 739, de 23-06-1953, desmembrado de Pires do Rio. Sede no antigo distrito de Cristianópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 225,359: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 581: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 129: matrículas
Número de unidades locais: 95: unidades
Pessoal ocupado total: 551: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 125.486,85: reais
População residente : 2.932: pessoas
População residente - Homens: 1.503: pessoas
População residente - Mulheres: 1.429: pessoas
População residente alfabetizada: 2.549: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 658: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.090: pessoas
População residente, religião espírita: 13: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.163: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.351,60: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.888,73: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 410,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 500,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,688:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Cristianópolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Cristianópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: