Mapa-Múndi Atual, Político e Continentes

 

mapa mundi atual politico e continentes
mapa mundi atual politico e continentes

Todos que frequentam ou frequentaram a escola conhecem o Mapa-Mundi, muito presente nas aulas de geografia o Mapa ou Planisfério compreende todo o Globo Terrestre, onde cada um dos hemisférios aparecem projetados lado a lado.

Existem diferentes tipos de Mapa-Mundi, cada um usado para diferentes fins, hoje falaremos um pouco dos mapas políticos e continentais, porém, existem outros diferentes como o mapa por fuso horário, por economia, de placas tectônicas e temáticos.

Independente do Mapa-Mundi muitos trabalhos escolares necessitam de imagens e trazemos aqui diferentes tipos de mapas para que você possa utilizar em seus trabalhos, procure também auxilio através do Atlas Escolar, material obrigatório em muitas escolas.

Existem diferentes tipos de Mapa-Mundi para diferentes trabalhos

Mapa-Mundi Atual

É sempre preciso consultar o Mapa-Mundi atual, isso porque o mundo como conhecemos está em constante mudança, por exemplo, há 60 anos atrás poderíamos ver o mapa com diversas mudanças, principalmente no mapa Europeu e Asiático, afinal, existiam duas Alemanhas (Oriental e Ocidental), a Rússia era maior e existiam países como a Tchecoslováquia e Iugoslávia, atualmente a Rússia se dividiu em países como a Letônia, Lituânia, Estônia, Ucrânia, entre outros.

Abaixo você confere um mapa mundi diferente, como era há alguns séculos atrás, compare com o mapa-mundi atual no final da página e veja quais as diferenças mais significativas.

img 5e3860926236d
Clique na Imagem para ver o Mapa-múndi do velho mundo em tamanho maior

Mapa-múndi Politico

O Mapa-Mundi Politico é o mais tradicional, nele podemos ver as divisões políticas de todas as regiões, podendo identificar assim as divisões de países, também englobando os estados e cidades, no geral as divisões são representadas com linhas, que também representam as fronteiras dos países, veja um exemplo abaixo.

 

Mapa-Mundi Continentes

O Mapa-Mundi de Continentes como o nome já diz representa a divisão entre os continentes, ou seja, cada área representa uma cor que por sua vez está relacionada há um continente diferente, este tipo de mapa também é bastante utilizado em trabalhos escolares, exemplo abaixo.

img 5e385d586386f
Clique para ver o Mapa Mundi Continentes maior

 

Outros exemplos de Mapa-Mundi

Separamos também uma série de exemplos de diferentes Mapa-Mundi, você pode conferir cada um deles na galeria abaixo, navegue e escolha os mapas que mais se enquadram em seu trabalho ou atendam as suas necessidades.

Mapa-múndi Atual de 2020
Mapa-múndi Atual de 2020

 

Mapa-Mundi Fisico
Mapa-Mundi Fisico
img 5e385c3fe1526
Mapa-Mundi com cobertura vegetal

Veja também nosso texto sobre os 7 mares e as 7 Maravilhas do mundo moderno.

Gostou da nossas explicações sobre o Mapa-Mundi Atual, Político e de Continentes? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta