Início » Os EUA criaram o Estado Islâmico. E a Síria o fez invencível

Os EUA criaram o Estado Islâmico. E a Síria o fez invencível

“A América enfrentará um inimigo que não respeita regras de moralidade”, disse George W. Bush em março de 2003, quando anunciava o novo passo na sua “guerra ao terror”: derrubar Saddam Hussein. O ditador caiu rapidinho, mas, em vez de um “país unido, estável e livre”, como diziam os EUA, o que surgiu foi o autoproclamado Estado Islâmico – um grupo jihadista sanguinário, que não apenas desrespeita “regras de moralidade”, como também planeja estabelecer um império islâmico global sob a liderança de seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi – que chegou a passar um ano preso no Iraque pelos americanos, em 2004, junto com outros futuros cabeças do IS. Ou seja: as prisões militares serviram como universidade jihadista.

Mas a raiz dos problemas do Iraque é bem mais antiga: remonta a 1916, quando a França e o Reino Unido esboçaram as fronteiras de Iraque, Síria, Jordânia, Líbano e Palestina – territórios artificiais onde conviveriam di

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online