Início » A beleza entre o público e o privado - Revista Marie Claire

A beleza entre o público e o privado - Revista Marie Claire

Abro esta conversa sob o olhar de uma mulher negra, oriunda do Recôncavo Baiano, onde constituí minha sociabilidade e subjetividade, pautadas nas formas de resistência que aprendi na ancestralidade. Desde nova, por ser mulher negra de pele clara, estive atenta aos modos de aparentar e expressar a minha negritude.

Mais tarde, quando me assumi praticante de religião de matriz africana, cujos símbolos inevitavelmente passam a compor nossa aparência, trilhei percursos estéticos que me fizeram repensar minhas práticas como pessoa humana, ativista e profissional de moda, aprendendo a importância desse corpo-casa, não simplesmente como um invólucro da minha intelectualidade – aspecto positivado pela branquitude –, mas como matéria biopsicossocial, esfera de plasmação espiritual e, assim, espaço de construção de autocuidado.

Antes da pandemia, vivi períodos de resguardo para práticas de espiritualidade e acredito que isso, de algum modo, me preparou para o que vivemos,

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online