Início » Falta de dados e dificuldade para fiscalizar agravam abate irregular de bovinos no Brasil - Revista Globo Rural

Falta de dados e dificuldade para fiscalizar agravam abate irregular de bovinos no Brasil - Revista Globo Rural

boi-abate-legalizado-maranhao (Foto: R. Lopes/Divulgação)

Abate feito de forma regular, em frigorífico no Maranhão. Realidade não é a mesma para boa parte dos locais no Estado (Foto: R. Lopes/Divulgação)

Edilberto Regis Lopes é dono de um frigorífico que abate 21 bois de cerca de 20 arrobas por dia em Tutóia, cidade de 58 mil habitantes, no Maranhão. A carne sai do frigorífico R. Lopes com o Selo de Inspeção Estadual (SIE) desde 2018, quando ele decidiu investir para regularizar seu negócio e sair da lista dos abatedouros clandestinos do Estado que tem um plantel de 8,84 milhões de bovinos, o segundo maior do Nordeste e 12º do país.

“Fui criticado e recebi várias ameaças de morte por ter trazido a fiscalização da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) para a região, onde ainda tem muita gente que abate boi na moita ou nos matadouros municipais sem nenhuma fiscalização”, diz o comerciante, acrescentando que seu estabelecimento tem graxaria e capacidade para abater 96 bois por dia, mas as prefeituras da

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online