Início » Eleições no Rio Grande do Sul têm 153 candidaturas indígenas

Eleições no Rio Grande do Sul têm 153 candidaturas indígenas

Thais Seganfredo*

Candidatos por diferentes partidos no espectro político, 133 indígenas das etnias Guarani e Kaingang estão disputando as eleições para o cargo de vereador ou vereadora no ano de 2020 no Rio Grande do Sul. O número representa quase o dobro das eleições de 2016, quando 69 candidatos se declararam indígenas e 8 foram eleitos nos municípios do estado (somando-se ao índice de 173 no Brasil).

A Kaingang Marili Bellini concorre ao cargo em Benjamin Constant do Sul. Estudante universitária, ela apresenta um plano com propostas tanto para as famílias Kaingang quanto para as Guarani no município.  “Como mulher indígena, sabia das dificuldades que iria enfrentar, mas decidi encarar e mostrar que a mulher precisa conquistar espaço junto à sociedade”, contou à reportagem por conversa via aplicativo de mensagens. “Quero ser a primeira mulher que luta pelos direitos de igualdade”, completou.

Leia mais

Rosangela Muller Lenhane, Kaingang, é candidata no municí

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online