Início » Guardiãs de sementes crioulas dão aula de resistência no Sul

Guardiãs de sementes crioulas dão aula de resistência no Sul

(Porto Alegre, RS) – Um patrimônio genético que atravessa gerações está guardado em pequenas propriedades rurais localizadas em diversos municípios do Rio Grande do Sul. As sementes crioulas – que, diferente das híbridas ou transgênicas, não passaram por manipulação genética por empresas privadas – sobrevivem graças ao trabalho dos agricultores familiares. Aqueles que se dedicam a preservar esse legado são chamados de guardiões – tarefa na qual as mulheres têm exercido um papel fundamental.

Leu essa? Cadê a floresta que estava aqui? (O gado comeu)

A agricultora Marineusa Trevisan Scota, 44 anos, já cultivava sementes crioulas, mas o interesse pelo tema aumentou há cinco anos, quando a filha Larissa passou a fazer parte de um projeto de guardiões mirins na escola em que estudava. No ano seguinte, ela ingressou na Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, na região Central do Rio Grande do Sul. Na propriedade de 32 hectares, Marineusa e o ma

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online