Início » Pandemia e novos currículos aceleram demanda por avaliar habilidades complexas

Pandemia e novos currículos aceleram demanda por avaliar habilidades complexas

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) está mudando a maneira como se ensina (e se aprende) nas escolas de todo o país. Mas o impacto da Base não termina aí: ela também afeta as avaliações – tanto aquelas que o professor realiza na escola, quanto as de larga escala, que geram subsídios para as políticas educacionais. Afinal, tão importante quanto o que acontece dentro da sala de aula, é saber o quanto e como as crianças e adolescentes estão aprendendo.

Não bastasse esse cenário, que envolve uma série de adaptações, as 52 semanas de escolas fechadas por causa da pandemia da covid-19 resultaram em questões ligadas ao processo de aprendizagem que começam a ser identificadas e debatidas pelos professores com a retomada presencial.

“Por causa da pandemia, a diferença entre o que o aluno sabe e o que ele deveria estar desenvolvendo está grande. Então, a avaliação diagnóstica ganha muita relevância”, analisa a educadora Lilian Marciano, que atua como assessora

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online