Início » Caso Eduardo Bolsonaro: o que prevalece?

Caso Eduardo Bolsonaro: o que prevalece?

Vera Chemim. FOTO: DIVUGAÇÃO Foto: Estadão

A notícia de que o presidente Bolsonaro quer nomear o seu filho Eduardo para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos causou impacto nos meios jurídico e político.

A razão para aquela reação reside fundamentalmente no fato de que determinados cargos públicos não podem ser exercidos por cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade nomeante.

Trata-se pois do que se entende por nepotismo e o alcance daquele conceito, no que diz respeito aos cargos e/ou funções públicas no âmbito dos Poderes públicos.

Assim, o nepotismo se manifesta quando um "agente público", utiliza a sua posição de poder para nomear ou contratar cônjuge ou parente para cargos públicos.

A questão tornou-se confusa, em razão de previsão constitucional e legal, relativamente à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, notadamente após o julgamento do tema e da edição da Súmula

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online