Início » Morre um dos últimos falantes de língua quase extinta no México – Noticias R7

Morre um dos últimos falantes de língua quase extinta no México – Noticias R7

Manuel Segovia Jiménez era um dos últimos falantes da língua ayapaneco
Manuel Segovia Jiménez era um dos últimos falantes da língua ayapaneco Manuel Segovia Jiménez era um dos últimos falantes da língua ayapaneco

Manuel Segovia Jiménez, um dos últimos falantes da língua indígena ayapaneco, morreu nesta quinta-feira aos 87 anos no município de Jalpa de Méndez, no estado de Tabasco, no sudeste do México.

Manuel, que morreu de uma doença crónica, era fundador de uma oficina com crianças e adolescentes para evitar a extinção de seu idioma materno, uma língua indígena da família mixe-zoque.

Seu filho, Manuel Segovia Velázquez, explicou que apenas outras duas pessoas idosas que falam esta língua ainda estão vivas.

Segundo dados do Ministério Federal da Cultura do México, o último censo realizado em 2010 indicava que 21 pessoas falavam ayapaneco em Tabasco.

"Ele e eu fomos os fundadores dos workshops da língua zoque-ayapaneco, nós somos os iniciadores deste projeto. Há cerca de 15 anos que liderávamos estes projetos, para que a lí

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online