Início » Quilombo dos Palmares: livro revela disputa entre paulistas e pernambucanos - 20/11/2019

Quilombo dos Palmares: livro revela disputa entre paulistas e pernambucanos - 20/11/2019

Em fevereiro de 1694, o mocambo do Macaco —sede do comando do Quilombo dos Palmares e onde vivia Zumbi— foi atacado pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. Cerca de 6.000 homens capturaram o local na Serra da Barriga (hoje em União dos Palmares, Alagoas), numa invasão com mortes e recapturas de escravos fugitivos.

Havia promessa que a vitória renderia aos paulistas parte das terras do quilombo como recompensa. Essa promessa, entretanto, foi responsável por uma tensão de anos entre a capitania de Pernambuco, que acusou os paulistas de serem "piores que os negros".

Após o massacre no mocambo, Zumbi e outros integrantes fugiram e se refugiaram na Serra Dois Irmãos (hoje município de Viçosa, AL). Encontrado quase dois anos depois, Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695. O Quilombo dos Palmares ainda resistiu em pequenos focos até o no ano de 1696, quando foi totalmente exterminado após mais de um século de luta.

Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares - Antônio Parreiras/Domínio Público - Antônio Parreiras/Domínio Público

Zumbi foi o último líder do Quilombo dos P

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online