Início » Valdetário Carneiro, o precursor do 'novo cangaço' no Nordeste

Valdetário Carneiro, o precursor do 'novo cangaço' no Nordeste

Nascido em Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte, o mecânico José Valdetário Benevides Carneiro amava as artes e o teatro. Gostava também de usar chapéu de cangaceiro e tinha como ídolo Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o "rei do cangaço".

Policiais atribuem ao bando de Valdetário, extraoficialmente, a autoria de ao menos 100 ataques a bancos em vários estados brasileiros entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. A quadrilha agiu, principalmente, em Caraúbas, Apodi, Macau e Umarizal, no Rio Grande do Norte.

A vida de Valdetário, apontado por policiais nordestinos como o precursor do "novo cangaço" —expressão usada para designar as ações violentas de quadrilhas responsáveis por ataques a agências bancárias em cidades do interior do país—, começou a mudar de rumo a partir de 1991.

Prisão e humilhação

Foi quando a Justiça o condenou —injustamente, segundo ele dizia— a sete anos e meio de prisão. Valdetário foi acusado de ter roubado um

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online