Início » Só a venda da Usina Jorge Lacerda não resolve problema do carvão

Só a venda da Usina Jorge Lacerda não resolve problema do carvão

A notícia divulgada nesta semana por veículos internacionais de que a Engie está vendendo a Usina Termoelétrica Jorge Lacerda não significa alívio para o setor carbonífero e a economia do Sul do Estado, como vem sendo interpretada.

Usina Termelétrica Jorge Lacerda está localizada em Capivari de Baixo – Foto: divulgação/NDUsina Termelétrica Jorge Lacerda está localizada em Capivari de Baixo – Foto: divulgação/ND

Mesmo que seja comprada por outro empreendedor, a usina continuará com risco de se tornar inviável. A data para isso é 2027. É quando termina a vigência da lei que criou a chamada CDE-Conta de Desenvolvimento Energético. É esta conta quem paga o funcionamento da usina. Assim, seja qual for o proprietário da usina, vai depender deste subsídio. E sem a usina a economia catarinense sofre um impacto enorme.

A CDE foi criada em abril de 2002 e trata-se de um encargo cuja o fundo faz reserva para assegurar o desenvolvimento energético em todo o território nacional. Ela é regulada pelo Ministério de Minas e Energia. Assim, atualmente a usina paga as emp

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online