Início » Fóssil do Ceará que homenageia Pabllo Vitar pode ter sido traficado para os EUA | Mundo dos Fósseis

Fóssil do Ceará que homenageia Pabllo Vitar pode ter sido traficado para os EUA | Mundo dos Fósseis

A descoberta de um fóssil raro de uma aranha da Chapada do Araripe, no Ceará, está causando polêmica e suspeitas nos bastidores da paleontologia no exterior e no Brasil. Descrita recentemente pelo norte-americano Matthew R. Downen e o britânico Paul A. Selden, a aranha Cretapalpus vittari é o achado mais antigo e o primeiro da Era Mesozóica (265 milhões a 65 milhões) na América do Sul, da família Palpimanidae.

Porém, a revelação científica – que deveria ser apenas celebração para as ciências que buscam respostas sobre as transformações do Planeta – virou alvo de investigação do Ministério Público Federal de Juazeiro do Norte (MPF/JN). A suspeita é de que o registro da aranha mais velha da América do Sul, escavada numa pedreira do município de Nova Olinda, tenha saído do Brasil para os Estados Unidos via tráfico de fósseis.

Cretapalpus vittari. Do latim "creta" ou "giz" e "palpus" para as aranhas com pés palpos. Vittari em homenagem a Pabllo Vittar, cantora e drag queen brasileira.(Foto: Reprodução/Journal of Arachnology)
Foto: Reprodução/Journal of Arachnology 

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
Bíblia Online