Início » O Brasil não é de Bolsonaro. Os não bolsonaristas precisam retomar os símbolos nacionais

O Brasil não é de Bolsonaro. Os não bolsonaristas precisam retomar os símbolos nacionais

O Brasil não é de Bolsonaro. Os não bolsonaristas precisam retomar os símbolos nacionais

Meu pai era um comunista não sectário.

Foi ele que me ensinou sobre Tiradentes, Pedro I, Pedro II (por quem tinha admiração especial) e a Princesa Isabel, cujo papel na história da libertação dos escravos achava subdimensionado.

Lá na frente, foi ele que me falou sobre Getúlio. O da Revolução de 1930, o do Estado Novo e aquele que voltou ao poder nos braços do povo. Era varguista, como, mais tarde, foi janguista. Assim como Darcy Ribeiro e Glauber Rocha eram.

Na minha infância, já sob a ditadura de 64, íamos para a esquina da Vasco da Gama, logo cedo no 7 de setembro, ver a banda do 15RI passar. Meu pai gostava dos dobrados. Adorava os americanos de John Philip Sousa. Aprendi a gostar com ele.

Mas não vou negar que houve um momento em que a ditadura levou para ela alguns símbolos nacionais. E, aí, um outro comunista, muito mais sectário do que meu pai, me deu uma grande lição.

Já na segunda metade dos anos 1970 (1977, talvez), o compositor Sérgio Ricardo e o poeta Thi

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online