Início » Futebol e migração: como o esporte integra refugiados no Brasil - 30/07/2018

Futebol e migração: como o esporte integra refugiados no Brasil - 30/07/2018

Durante a trajetória da França pelo bicampeonato da Copa do Mundo, um debate de extrema importância voltou à tona: políticas de imigração, refugiados e o impacto de tudo isso no mundo do futebol. Com grande parte dos Les Bleus sendo descendentes diretos de famílias africanas (no geral, de países que foram colonizados pela França) ou então naturalizados franceses, tornou-se possível discutir geopolítica e sociedade a partir do mundo da bola.

Em meio à maior crise de refugiados da história, traçar políticas esportivas é um das medidas de sucesso para a integração dos indivíduos na sociedade. Mas como esses movimentos de migração se refletem no futebol do Brasil? Um exemplo é a equipe do Pérolas Negras, que tem uma de suas sedes em Paty do Alferes, no Rio de Janeiro. Rubem César, secretário-executivo da Viva Rio (organização que controla a equipe) conversou com o LANCE! sobre as origens do projeto.

- Os Pérolas surgiram de um trabalho do Viva Rio no Haiti

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online