Início » Corremos o risco de uma 'tiozãocracia' na política brasileira?

Corremos o risco de uma 'tiozãocracia' na política brasileira?

A idade mediana do brasileiro está ao redor de 33 anos. Mas dois candidatos com pelo menos o dobro dessa idade lideram a disputa presidencial. Como uma sociedade ainda jovem está polarizada entre essas duas candidaturas?

Boa parte da nossa desigualdade passa pelo conflito geracional: os mais jovens são os que predominam na pobreza, os que recebem menos do orçamento público, provavelmente os que pagam mais impostos. São os mais “inempregáveis” na atual estrutura do mercado de trabalho. Sofrerão mais com o descaso ambiental. A dominância eleitoral dos mais velhos vai comprometer a necessária revisão do nosso pacto geracional?

Nas manifestações deste mês, foi a mobilizada pelos mais velhos que se destacou, no dia 7, marcada pelas cores de ameaça e paranoia. Já no último fim de semana, o Twitter foi dominado pela repercussão do discurso violento de um experimentado ator petista, agora entusiasmado com o espancamento de uma jovem deputada.

Nas manifestações deste mês,
Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online