Início » Covid: Brasil versus México - Estadão

Covid: Brasil versus México - Estadão

Um paradoxo da Covid-19 na América Latina é que o México, cujo presidente é o esquerdista Andrés Manuel López Obrador (conhecido pela sigla AMLO), gastou muito menos para apoiar os vulneráveis atingidos pela pandemia - e suas consequências no mercado de trabalho - do que o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro no Brasil.

Recente artigo dos economistas Nora Lustig (Universidade Tulane, em Nova Orleans) e Jorge O. Mariscal (Universidade Colúmbia, em Nova York), no Journal of International Affairs, da Colúmbia, tenta fazer o argumento de que a alternativa brasileira foi melhor tanto do ponto de vista social como econômico.

Na questão social, é inquestionável. Como notam os autores, o Brasil lançou programas como o BEm, que ajudou a preservar cerca de 10 milhões de empregos, e o auxílio emergencial, que distribuiu 4% do PIB em 2020 para cerca de 1/3 das famílias brasileiras, com foco no trabalhador informal.

Já no México, segundo os autores, houve apenas proibições

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online