Início » Capela de Nossa Senhora das Dores será um resgate da história

Capela de Nossa Senhora das Dores será um resgate da história

A primeira paróquia de Botucatu teve como orago Nossa Senhora das Dores ou Santana? Essa dúvida divide pesquisadores e historiadores e até hoje paira no ar quando o assunto é trazido à tona.

Em artigo especial para o botucatuonline.com, o jornalista e memorialista Gesiel Júnior, afirma que apesar de Santana ser oficialmente a padroeira da mais antiga paróquia serrana, tal escolha pode ter obedecido a critérios políticos e personalistas.

Ele apresenta entre as provas documentais de que, por algum tempo, Botucatu teve sua primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora das Dores uma nota publicada no jornal “Correio Paulistano”, em 18 de julho de 1856.

Nela a mesma aparece como integrante da 15ª comarca, com sede na Vila de Itapetininga. O texto traz a seguinte informação: “Freguezia de Botucatu. Nossa Senhora das Dores é a padroeira de sua igreja parochial”.

“Muito embora pessoalmente eu tenha escutado do próprio arcebispo pesquisador, dom Vicente Marchetti Zioni (1911

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online