Início » PIB fraco no fim do ano vai provocar revisões para 2019 | Míriam Leitão

PIB fraco no fim do ano vai provocar revisões para 2019 | Míriam Leitão

A previsão é que o PIB tenha andado de lado no último trimestre do ano. A estimativa é que a variação tenha ficado próxima de zero entre outubro e dezembro. No ano, a economia cresceu cerca de 1,1%, diz o Santander. Mesmo o dado positivo não esconderá a frustração. Esse foi exatamente o mesmo ritmo de crescimento de 2017, e a perspectiva no começo de 2018 era que a economia aceleraria para uma alta de quase 3%. Nesta quinta-feira, o IBGE divulga o PIB do quarto trimestre e do ano. O dado vai provocar revisões nas projeções para 2019.

Três pilares puxaram a frustração com o ano passado, conta Lucas Nobrega, economista do Santander. A greve dos caminhoneiros teve um impacto negativo de 0,7 ponto. A recuperação do mercado de trabalho perdeu força e isso se refletiu no consumo, que não deslanchou. No cenário internacional, os aumentos de juros nos EUA atrapalharam as economias emergentes.

Os serviços, estima o

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online